O que significa crime por motivo fútil?
Índice
- O que significa crime por motivo fútil?
- Como deve ser interpretada a expressão o juiz pode encontrada no 1º do art 121 do CP?
- É possível concurso de pessoas no crime previsto no art 122 do Código Penal?
- Por que a redução de pena do art 121 1º do CP é obrigatória?
- Qual o motivo fútil do homicídio?
- Por que o homicídio qualificado é qualificado?
- Qual a motivação do homicídio qualificado?
- Por que a ausência de motivo qualifica o homicídio?

O que significa crime por motivo fútil?
Já o motivo fútil é aquele motivo insignificante, banal, motivo que normalmente não levaria ao crime, há uma desproporcionalidade entre o crime e a causa. Ex: matar por ter levado uma fechada no transito, rompimento de relacionamento; pequenas discussões entre familiares; etc..
Como deve ser interpretada a expressão o juiz pode encontrada no 1º do art 121 do CP?
121. Matar alguem: Pena - reclusão, de seis a vinte anos. § 1º Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.
É possível concurso de pessoas no crime previsto no art 122 do Código Penal?
Por essa razão, as "privilegiadoras" não se comunicam na hipótese de concurso de pessoas (art. 30 do CP)". ... Delito previsto no artigo 122, caput do Código Penal, cuja pena é de 02 (dois) a 06 (seis) anos de reclusão, e consiste na conduta do agente de induzir, instigar ou auxiliar no suicídio da vítima.
Por que a redução de pena do art 121 1º do CP é obrigatória?
Na causa de diminuição é necessário que o agente seja impelido, movido, impulsionado, constrangido, dominado pela motivação; enquanto que na atenuante basta que tenha agido por motivo de relevante valor social ou moral, o que representa, então, apenas uma influência e não algo que o domina.
Qual o motivo fútil do homicídio?
- O indivíduo que mata a vítima por uma cobrança de pequena dívida, ou o sujeito que mata outrem simplesmente porque este torce e esta trajando uma camiseta de time adversário são exemplos clássicos no motivo fútil que qualifica o homicídio.
Por que o homicídio qualificado é qualificado?
- Logo, algumas situações e circunstâncias nas quais o crime é cometido são determinantes para considerá-lo como qualificado. Desse modo, o homicídio qualificado se diferencia do homicídio simples porque, no primeiro, há crueldade na execução ou grande reprovação do motivo que leva a prática desse crime.
Qual a motivação do homicídio qualificado?
- Assim, quando se trata do homicídio qualificado, entende-se que houve uma das seguintes motivações: O crime foi cometido pela promessa de pagamento. Além disso, as condições do crime também influenciam para que ele seja considerado um crime qualificado ou não.
Por que a ausência de motivo qualifica o homicídio?
- A maioria defende que a ausência de motivo não é motivo fútil, fator de qualificação do crime de homicídio. Em outras palavras, defendem que matar por um motivo irrisório, pequeno ou insignificante autoriza o aumento da pena, qualificando-se o homicídio, ao passo que matar sem motivo importa apenas em homicídio simples.