adplus-dvertising

Qual foi a consequência da exploração do látex na Amazônia?

Índice

Qual foi a consequência da exploração do látex na Amazônia?

Qual foi a consequência da exploração do látex na Amazônia?

A operação extrativista da matéria-prima látex, na Amazônia, se mostrou lucrativa, tão logo começou a ser explorada. A borracha natural logo atingiu uma posição de destaque nas indústrias de países da Europa e também da América do Norte e com isso, o produto ficou mais valorizado e alcançou uma boa elevação no preço.

O que foi o Ciclo da Borracha e quais as consequências para a região amazônica?

O Ciclo da Borracha corresponde ao período da história brasileira em que a extração e comercialização de látex para produção da borracha foram atividades basilares da economia. De fato, ocorreram na região central da floresta amazônica, entre os anos de 18, revigorando-se por pouco tempo entre 19.

Por que os ingleses dominaram o controle do comércio do látex?

O desenvolvimento tecnológico e a Revolução Industrial, na Europa, foram o estopim que fizeram da borracha natural, até então um produto exclusivo da Amazônia, um produto muito procurado e valorizado, gerando lucros e dividendos a quem quer que se aventurasse neste comércio.

Quais as consequências do aumento da produção de látex na região Norte?

As principais consequências foram o desenvolvimento econômico da região Norte do Brasil, ainda pouco desenvolvida na época, e a urbanização de áreas que antes ficavam no meio da Floresta Amazônica, de modo que o desmatamento cresceu consideravelmente como uma consequência desta exploração econômica.

Quais as consequências da queda do preço da borracha?

Com preço da borracha em queda, Goiás tem queda histórica no plantio de seringueiras. O plantio de árvores em seringais goianos caiu assustadoramente de 2015 aos dias atuais. ... A queda histórica ocorreu em 2017 com apenas 32 hectares de área plantada. Em 2019, a associação não registrou nenhum novo seringal até o momento ...

O que foi a Batalha da borracha?

Em 1942, o presidente Getúlio Vargas recrutou a tropa para uma operação de emergência que coletaria látex para os americanos. Eram 55 mil nordestinos, 30 mil só do Ceará, que fugiam da seca em busca de riqueza e honra naquela que ficou conhecida como a Batalha da Borracha.

Postagens relacionadas: