Foi aprovada a lei de 6 meses de licença maternidade?
Índice
- Foi aprovada a lei de 6 meses de licença maternidade?
- Foi aprovada a nova lei da licença maternidade?
- Como estender a Licença-maternidade para 180 dias?
- Quem tem direito a 6 meses de Auxílio Maternidade?
- Quando a licença maternidade pode ser prorrogada?
- O que mudou na Lei de licença maternidade?
- Qual o período de licença-maternidade?
- Quem é a Comissão Especial para a ampliação da licença-maternidade?
- Quando é recebido o salário maternidade?
- Como é oferecido o salário maternidade no INSS?

Foi aprovada a lei de 6 meses de licença maternidade?
A Câmara analisa o projeto de lei que amplia a licença maternidade para 180 dias (PL 2765/20). Hoje apenas as mulheres que atuam no serviço público têm direito a uma licença de seis meses.
Foi aprovada a nova lei da licença maternidade?
Contudo, hoje, 21, foi publicada a Lei 14.151/2021, que, com apenas dois artigos, prevê o afastamento da empregada gestante antes mesmo da licença-maternidade prevista na CLT: trata-se do afastamento do trabalho presencial em virtude da pandemia.
Como estender a Licença-maternidade para 180 dias?
Sim, pode ocorrer a prorrogação da sua licença. Entretanto, a empresa em que você trabalha precisa ter aderido ao programa Empresa Cidadã do governo federal. Assim, você conseguirá solicitar a prorrogação da sua licença-maternidade por mais 60 dias. Com isso, a licença de 120 dias passará para 180 dias!
Quem tem direito a 6 meses de Auxílio Maternidade?
Mulheres que trabalham no setor privado – qualquer que seja o ramo da empresa em questão – têm direito a 120 dias de licença maternidade. ... Para as servidoras públicas, no entanto, a licença-maternidade de 6 meses já é uma realidade. Os 180 dias são garantidos no setor público desde 2008, pela lei n°11.770.
Quando a licença maternidade pode ser prorrogada?
Conforme Portaria Conjunta 28 de 21 o Supremo Tribunal Federal - STF determinou que o benefício de Salário-Maternidade seja prorrogado quando, em decorrência de complicações médicas relacionadas ao parto, houver necessidade de internação hospitalar da segurada e/ou do recém nascido.
O que mudou na Lei de licença maternidade?
Foi aprovado no último dia 04 de abril a nova lei para licença maternidade 2018. O Projeto de Lei do Senado 72/2017 amplia o prazo da licença-maternidade de 1 dias, que antes era concedido apenas para funcionárias públicas e de algumas empresas privadas.
Qual o período de licença-maternidade?
- O período de licença-maternidade é garantido pela Constituição, mas pode gerar dúvidas. Qual o tempo da licença? Quem pode receber? Quanto a mã Mães que trabalham precisam se afastar das atividades profissionais com a chegada de uma c...
Quem é a Comissão Especial para a ampliação da licença-maternidade?
- Aprovada por unanimidade na CCJ, a ampliação da licença-maternidade precisa passar ainda por uma comissão especial, responsável por analisar o texto da proposta, para então ser votada em dois turnos na Câmara. Em seguida, o texto é apreciado pelo Senado.
Quando é recebido o salário maternidade?
- O salário maternidade é pagamento realizado durante os primeiros 120 dias de licença maternidade, que é concedida às mães logo após o parto ou 28 dias antes do bebê nascer. O recebimento desse benefício é um direito de qualquer trabalhadora segurada pelo INSS, seja ela contribuinte individual, facultativa ou desempregada.
Como é oferecido o salário maternidade no INSS?
- O salário maternidade é ofertado à todas as gestantes seguradas pelo INSS. Esclareça todas as suas dúvidas sobre o benefício, veja o que é preciso para solicitar e qual o valor pago mensalmente às mães.