Quem vai vai em algum lugar ou a algum lugar?
Índice
- Quem vai vai em algum lugar ou a algum lugar?
- Quando usar crase lugares?
- Como dizer que vai a algum lugar?
- Vai a crase no a?
- Quando se usa no?
- Quem vai a tem crase?
- Quem volta volta a algum lugar?
- Como se escreve vamos à luta?
- Qual é o nome do crase?
- Como a crase é empregada no Brasil?
- Qual o problema da crase de Ipanema?
- Como ocorre a crase no Metrô do Rio de Janeiro?

Quem vai vai em algum lugar ou a algum lugar?
Para saber quando fazer uso da crase antes de lugar, lembre-se: quem vai, sempre vai a algum lugar. Isso significa que o verbo “ir” sempre pede a preposição “a”. O lugar aonde vamos que pode vir ou não precedido do artigo definido “a”.
Quando usar crase lugares?
Para saber se um nome de lugar admite ou não a anteposição do artigo feminino "a", deve-se substituir o termo regente por um verbo que peça a preposição "de" ou "em". A ocorrência da contração "da" ou "na" prova que esse nome de lugar aceita o artigo e, por isso, haverá crase. Por exemplo: Vou à França.
Como dizer que vai a algum lugar?
A preposição a, tendo sua origem na preposição latina ad, indica um movimento até um determinado lugar. Assim, é usada com verbos de movimento para indicar que quem vai, vai a algum lugar.
Vai a crase no a?
Quando usar à? Quando a vogal a é escrita com acento grave (à) indica que ocorre crase, ou seja, que ocorre a contração de duas vogais idênticas. A contração mais comum é a da preposição a com o artigo definido feminino a.
Quando se usa no?
(Não, não vou.) Se em uma frase negativa, o substantivo vier acompanhado de um adjetivo, usamos no também: You gave me no good excuse for your absence.
Quem vai a tem crase?
Vale sempre lembrar que a crase é um fenômeno caracterizado pela fusão da preposição “a” com o artigo “a” (a + a = à). Veja como aplicar a regra: Quem vai à Bahia, volta da Bahia – por isso indicamos a crase com o acento grave. Quem vai a Salvador, volta de Salvador – logo, não há crase.
Quem volta volta a algum lugar?
Quem retorna, retorna a algum lugar (pede preposição). O termo escola é palavra feminina, logo, admite o artigo a. Por isso, usa-se a crase.
Como se escreve vamos à luta?
Em ' Vamos à luta' [letra D] e Trouxe dinamismo à história [letra E], a crase é resultado do mesmo processo (preposição a regida pelo verbo + artigo a", argumentou o cursinho.
Qual é o nome do crase?
- Crase não é o nome do acento, mas sim o nome do fenômeno fonético que ocorre devido à contração de duas vogais idênticas; neste caso, o artigo feminino A e a preposição A. Na língua portuguesa, tal fenômeno é indicado graficamente pelo acento grave ( ` ). Não irei à cidade hoje. Chegarei à uma hora e voltarei às oito.
Como a crase é empregada no Brasil?
- É importante lembrar dos casos em que a crase é empregada, obrigatoriamente: nas expressões que indicam horas ou nas locuções à medida que, às vezes, à noite, dentre outras, e ainda na expressão “à moda”. Veja: Exemplos: Sairei às duas horas da tarde. À medida que o tempo passa, fico mais feliz por você estar no Brasil.
Qual o problema da crase de Ipanema?
- “Vou a Ipanema.” (=volto DE Ipanema). É importante lembrar que este “macete” não se aplica a todos os casos de crase. Na verdade, ele resolve o problema das “viagens”: IR à ou a, DIRIGIR-SE à ou a, VIAJAR à ou a, CHEGAR à ou a ...
Como ocorre a crase no Metrô do Rio de Janeiro?
- No Rio de Janeiro, a linha 1 do nosso metrô é bem interessante: só ocorre crase num caso: “Vou à Tijuca.” (=volto DA Tijuca); “Vou a Ipanema.” (=volto DE Ipanema). É importante lembrar que este “macete” não se aplica a todos os casos de crase.