O que é acalásia do esôfago?
Índice
- O que é acalásia do esôfago?
- Qual é a principal causa da acalásia?
- Como diagnosticar acalásia?
- O que é a acalásia?
- Quais as causas do Megaesofago?
- O que o mega esôfago pode causar?
- Quais são os tratamentos da acalasia?
- Por que a endoscopia não é ideal para detectar a acalasia?
- Quais medicamentos são úteis no tratamento da acalasia?
- Por que pacientes com acalasia tem maior risco para desenvolver câncer de esôfago?

O que é acalásia do esôfago?
DESCRIÇÃO: A acalasia do esôfago é uma doença rara em crianças, geralmente de origem indeterminada. Tem como principais sintomas regurgitação, vômitos de características esofágicas, disfagia e perda de peso. O diagnóstico é feito por esofagograma, endoscopia e, mais precisamente, por manometria esofágica.
Qual é a principal causa da acalásia?
Causas da acalasia A acalasia é o resultado de uma disfunção dos nervos (a denominada denervação) que controlam as contrações rítmicas do esôfago. Geralmente, a causa dessa denervação é desconhecida, mas suspeita-se de causas virais e autoimunes.
Como diagnosticar acalásia?
O diagnóstico da acalásia é feito pelo gastroenterologista ou clínico geral através da análise dos sintomas e observação do esôfago através de exames específicos, como endoscopia digestiva alta, radiografia com contraste do esôfago, estômago e duodeno, e manometria esofágica.
O que é a acalásia?
Acalasia é um distúrbio de motilidade esofágica congênito caracterizado por peristaltismo esofágico defeituoso e falta de relaxamento do esfíncter esofágico inferior durante a deglutição.
Quais as causas do Megaesofago?
Introdução: O megaesôfago é uma doença relativamente rara que pode ter duas causas principais, megaesôfago chagásico (decorrente da infecção pelo parasita – Trypanosssoma cruzi - transmitido pela picada do barbeiro) ou idiopática (sem causa definida/conhecida).
O que o mega esôfago pode causar?
O megaesôfago ocorre após uma destruição parcial dos plexos nervosos da musculatura do esôfago, causando uma alteração e enfraquecimento de sua contratilidade, seguida de espasmo da cárdia, transição do esôfago ao estômago.
Quais são os tratamentos da acalasia?
- Os tratamentos da acalasia dependerão da sua gravidade e das características do paciente (idade avançada, infecção no trato respiratório, etc.). Por exemplo, algumas opções de tratamento são as seguintes: Balões dilatadores: um balão é inserido no esfíncter esofágico e insuflado com água para manter o esôfago aberto e aumentado.
Por que a endoscopia não é ideal para detectar a acalasia?
- Porém, a endoscopia não é um exame muito ideal para detectar o megaesôfago. A Acalasia não tratada pode trazer vários problemas para o paciente. É comum haver aspiração do alimento, que vai parar no trato respiratório, podendo causar inflamação e várias doenças.
Quais medicamentos são úteis no tratamento da acalasia?
- Vários medicamentos são úteis no tratamento da Acalasia, principalmente quando a doença é detectada em estágios mais precoces. São utilizados relaxantes da musculatura lisa, para diminuir a pressão da cárdia. Medicamentos como Nitratos (Dinitrato de Isossorbida) e Bloqueadores de Canal de Cálcio (Nifedipina, Diltiazem) entram nessa classe.
Por que pacientes com acalasia tem maior risco para desenvolver câncer de esôfago?
- Pacientes com acalasia tem risco maior do que a população geral para desenvolver câncer de esôfago, e por esse motivo a endoscopia deve sempre ser realizada em pacientes durante investigação de disfagia.