adplus-dvertising

Quais são as contas redutoras?

Índice

Quais são as contas redutoras?

Quais são as contas redutoras?

As contas redutoras mais recorrentes no ativo (circulante ou permanente) são:

  • Provisão para Devedores Duvidosos (PCLD);
  • Depreciação acumulada;
  • Capital a realizar;
  • Duplicatas descontadas.

O que é uma conta redutora?

OBS: As contas redutoras são contas que têm saldo contrário em relação às demais contas de seu grupo. Desse modo, uma conta redutora do Ativo terá natureza credora, bem como uma conta redutora do Passivo terá natureza devedora.

Quais são as contas retificadoras do PL?

As contas retificadoras do PATRIMÔNIO LÍQUIDO são:

  • Capital a Realizar;
  • Prejuízos Acumulados;
  • Ações em Tesouraria;
  • Dividendos Antecipados.

Quais são as contas redutoras do passivo?

As contas redutoras ou retificadoras são contas que reduzem o saldo de outra conta, logo se forem do Ativo devem ter saldo credor e se forem do Passivo ou Patrimônio Líquido devem ter saldos devedores. ... As contas retificadoras reduzem o saldo total do grupo ao qual pertencem.

Para que serve as contas retificadoras?

As contas retificadoras servem para ajustar o saldo de uma conta “principal”. Um exemplo da aplicação desse conceito é o cálculo da Depreciação de Ativos Imobilizados.

O que significa contas retificadoras?

As contas retificadoras servem para ajustar o saldo de uma conta “principal”. Um exemplo da aplicação desse conceito é o cálculo da Depreciação de Ativos Imobilizados. natureza ou obsolescência; Imagine uma máquina usada na produção que foi adquirida por R$ 12.000.

Como fazer a provisão para devedores duvidosos?

Para calcular o PECLD, deve-se ter por base uma média percentual dos recebimentos ao longo dos três últimos exercícios contábeis. A partir desse valor, será inferido o percentual de inadimplência a ser aplicado sobre o saldo final de contas a receber.

São contas retificadoras do patrimônio líquido?

as contas de passivo, patrimônio líquido e receitas possuem natureza credora; evidenciam a origem dos recursos. Prosseguindo, temos as chamadas contas retificadoras. Esse tipo especial de conta possui natureza contrária ao grupo no qual está inserida.

Quais são as contas retificadoras do ativo?

  • As contas retificadoras do ATIVO são classificadas assim, pois possuem saldo credor (+) são elas: Provisões do Ativo; Duplicatas Descontadas; Depreciação Acumulada; Amortização Acumulada; Exaustão Acumulada; Deságio a Amortizar (na aquisição de investimentos). Retificadoras do PASSIVO.

Quais são as contas retificadoras do passivo?

  • Retificadoras do PASSIVO As contas retificadoras do PASSIVO são classificadas assim, pois possuem saldo devedor (-) são elas: Deságio a Amortizar (na emissão de debêntures abaixo do par); Juros a vencer. Retificadoras do PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Quais são as contas redutoras?

  • Também chamadas de retificadoras, as contas redutoras são contas que, embora apareçam num determinado grupo patrimonial (Ativo ou Passivo), têm saldo contrário em relação às demais contas desse grupo. Desse modo, uma conta redutora do Ativo terá natureza credora, bem como uma conta redutora do Passivo terá natureza devedora.

Quais as contas redutoras mais recorrentes no ativo?

  • As contas redutoras mais recorrentes no ativo (circulante ou permanente) são: Duplicatas descontadas. A Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa está entre as contas redutoras do ativo circulante. A PCLD é o valor referente à inadimplência de um mau pagador, que é bastante frequente em casos de venda a prazo.

Postagens relacionadas: