É necessário medidas?
Índice
- É necessário medidas?
- É necessário ter muita fé?
- É necessário muita ou é necessária?
- Fez-se ou se fez?
- É necessário é invariável?
- É preciso plural?
- É necessário ter muita fé concordância nominal?
- É necessário muita calma ou é necessária muita calma?
- Qual a concordância e as expressões necessárias?
- Como pode ser feita a concordância gramatical?
- Qual a concordância do verbo com a pessoa?
- Qual a concordância entre o sujeito e a frase?

É necessário medidas?
a concordância em gênero e número entre o predicativo do sujeito (necessário, adequado, claro, obrigatório e etc.)...A concordância e expressões como "É necessário"
É necessário... | É adequado... |
---|---|
É claro... | É obrigatório.. |
É proibido... | É permitido... |
É importante... |
É necessário ter muita fé?
A fé é um dom, que ajuda as pessoas a passarem pelos momentos difíceis e pelas circunstâncias penosas, que sempre ocorrem na vida, quando menos se espera. Para superar essas dificuldades, para ter algum alento ou esperança, é preciso ter fé. Quanto maior a perda, mais necessária é a fé.
É necessário muita ou é necessária?
Não há elemento modificador do substantivo paciência, por isso o adjetivo necessário fica na forma masculina, singular. – É necessária muita paciência. Há o pronome indefinido feminino, singular, muita, modificando o substantivo paciência, por isso o adjetivo necessário concorda com ele: necessária.
Fez-se ou se fez?
1. Fez-se. O mesmo que dizer que se fez, que se criou. Fez-se adulto com 30 anos.
É necessário é invariável?
Os adjetivos bom, necessário, preciso e proibido, entre outros, em função predicativa e antepostos ao sujeito, ficam invariáveis (ou seja, no masculino singular) quando o sujeito da oração constitui-se de substantivo usado de forma indeterminada, de modo vago ou geral, portanto sem artigo definido.
É preciso plural?
O uso generalizado – e correto – é mesmo «é preciso esforço, concentração e pensamento», sem haver concordância, como se o verbo ter tivesse sido omitido: «é preciso (ter)...» ... fazer normalmente a concordância: "É necessário paciência." "É necessária muita paciência."
É necessário ter muita fé concordância nominal?
Temos abaixo alguns exemplos: 1) Água pura é bom para tudo. 2) Cerveja é gostoso no verão. 3) É necessário muita fé, antes de mais nada.
É necessário muita calma ou é necessária muita calma?
Não há elemento modificador do substantivo paciência, por isso o adjetivo necessário fica na forma masculina, singular. – É necessária muita paciência. Há o pronome indefinido feminino, singular, muita, modificando o substantivo paciência, por isso o adjetivo necessário concorda com ele: necessária.
Qual a concordância e as expressões necessárias?
- A concordância e expressões como "É necessário" A concordância nominal, obrigatória em Língua Portuguesa, procura colocar em harmonia dois ou mais nomes. Já a concordância verbal, também obrigatória na língua, busca a harmonia entre o verbo e o sujeito ao qual se liga.
Como pode ser feita a concordância gramatical?
- 1- Pode ser feita a concordância gramatical ou a atrativa. Ex.: Seus lábios eram doces e macios. São adjetivos que devem concordar com o substantivo a que se referem.
Qual a concordância do verbo com a pessoa?
- Por isso, independentemente da ordem da frase, faz-se a concordância do verbo “ser” com a pessoa, como fez de forma corretíssima o pessoal dos Engenheiros do Hawaii nas duas passagens: Eu sou tua viagem. Tua viagem sou eu.
Qual a concordância entre o sujeito e a frase?
- O mesmo tipo de concordância acontece se o sujeito vier antes do verbo, como na frase ( 5 ), ainda que, com expressões mais ou menos fixas, como ser necessário, ser possível a construção mais comum seja aquela em que o sujeito vem depois da expressão verbal, como se verifica nas frases ( 1) a ( 4 ). As frases ( 1) e ( 2) também são aceitáveis.