Tem crase antes de a qual?

Tem crase antes de a qual?
Substitua o substantivo feminino que aparece antes do a qual por um masculino (qualquer um, não precisa ser sinônimo, mas tem de ser do mesmo número — singular ou plural). Se, com o masculino aparecer ao qual, aos quais, acento no a: Eis a casa à qual me referi. (Eis o livro ao qual me referi.)
Qual a forma de aplicação da crase?
- Outra forma de aplicação da crase é: Se não houvesse crase: Silvio entregou os cheques a a quele rapaz do escritório. Neste segundo exemplo, o primeiro “a” é preposição exigida pelo verbo “entregar”, que se funde com a primeira letra do pronome demonstrativo “aquele”. Quando usar?
Por que a crase pode afetar o entendimento?
- Entretanto, há um caso singular em que a crase pode afetar o entendimento do enunciado ou constituir-se em uma necessidade sintática. Isso acontece quando a vogal a preposição “a” funde-se ao artigo feminino “a”, ao pronome demonstrativo “a” ou às formas pronominais “aquele”, “aquela”, “aqueles”, “aquelas” e “aquilo”.
Como descomplicar a crase?
- 1.2 Descomplicando a crase. TESTES: troca-se o termo posterior feminino, por masculino. Se aparecer ao ou a, parte-se para o segundo teste. No segundo teste cria-se uma sentença com o verbo gostar + termo posterior. Se aparecer da, haverá crase. Se aparecer de ou do não haverá crase.
Como a crase é empregada no Brasil?
- É importante lembrar dos casos em que a crase é empregada, obrigatoriamente: nas expressões que indicam horas ou nas locuções à medida que, às vezes, à noite, dentre outras, e ainda na expressão “à moda”. Veja: Exemplos: Sairei às duas horas da tarde. À medida que o tempo passa, fico mais feliz por você estar no Brasil.