adplus-dvertising

O que é o periodonto de sustentação?

Índice

O que é o periodonto de sustentação?

O que é o periodonto de sustentação?

O periodonto de sustentação constitui o aparelho de inserção dos dentes. O seu papel reside em distribuir e absorver as forças geradas pela mastigação ou outros contatos dentários.

Quais as partes do dente que são classificados como tecidos de sustentação?

Os tecidos de sustentação do dente corresponde ao cemento, ligamento periodontal e ao osso alveolar.

O que compõem o periodonto de proteção?

O periodonto normal é dividido em periodonto de proteção – constituído pelo complexo mucogengival e composto pela gengiva marginal livre, papilar, inserida e pela união mucogengival e mucosa alveolar; e periodonto de suporte ou sustentação – constituído pelo ligamento periodontal, osso alveolar e cemento radicular.

Qual é a função do periodonto?

A função do periodonto é a inserção do dente ao tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatória da cavidade bucal. ... Gengiva: A gengiva é parte da mucosa mastigatória que recobre o processo alveolar e está em torno da porção cervical dos dentes.

Qual a função do periodonto de proteção?

Periodonto de proteção Sua principal função é a proteção da articulação alvéolo-dentinária (ligamento e osso) dos traumas da mastigação e também da invasão microbiana, pois ela isola o tecido subjacente das bactérias suas toxinas.

Qual dos tecidos periodontais se forma primeiro?

O desenvolvimento radicular e dos tecido periodontais é posterior a formação da coroa. O primeiro tecido duro que se forma na raiz é o manto dentinário que se projeta da dentina coronária.

Qual é a estrutura do periodonto?

  • O periodonto é composto pela gengiva, pelo ligamento periodontal, pelo osso alveolar e pelo cemento. Conheça em detalhes as estruturas do periodonto.

Como funcionam os tecidos do periodonto?

  • Os suprimentos vasculares e o nervoso dos tecidos também são vitais ao funcionamento normal dos tecidos periodontais. A estrutura e função dos tecidos componentes do periodonto são mutuamente dependentes, seus processos de renovação e adaptação biológicos dinâmicos mantêm uma relação harmoniosa sob condições normais.

Quais são as características normais do periodonto?

  • Divergências distintivas das características normais são considerações necessárias ao diagnóstico, e o conhecimento do estado normal é essencial para a definição das metas de tratamento. O periodonto é uma estrutura dinâmica composta por tecidos que apoiam e envolvem o dente.

Como funciona o ligamento periodontal?

  • O ligamento periodontal conecta o dente ao osso alveolar circunvizinho, e está situado no espaço entre os dois. É formado pelo tecido conjuntivo frouxo e pelas seguintes células: fibroblasto, fibrócito, macrófago, plasmócito e mastócito. Como falamos anteriormente, o ligamento periodontal possui funções mecânicas e sensoriais.

Postagens relacionadas: