Qual é a função do periodonto de inserção?
Índice
- Qual é a função do periodonto de inserção?
- Qual a diferença entre o periodonto de proteção e o periodonto de inserção?
- Quais as principais características do periodonto de inserção ou sustentação?
- Quais os componentes do periodonto de proteção e os de inserção e suas respectivas funções?
- Qual a composição do cemento?
- Quais as funções de cada constituinte do periodonto de proteção e sustentação?
- O que é o periodonto?
- Qual é a estrutura do periodonto?
- Como funciona o ligamento periodontal?
- Quem é o periodontal e o osso alveolar?
- Quais são os três estágios de doenças periodontais?

Qual é a função do periodonto de inserção?
Tecido conjuntivo mineralizado que recobre a dentina radicular tendo como principal função a inserção das fibras do ligamento periodontal na raiz do dente. Porém, contrariando ao tecido ósseo, o cemento é avascular e depende do ligamento periodontal para se nutrir. ...
Qual a diferença entre o periodonto de proteção e o periodonto de inserção?
O periodonto é constituído pelas estruturas que circundam o dente, sendo dividido em periodonto de proteção (gengiva e mucosa alveolar) e periodonto de sustentação (ligamento periodontal, cemento e osso alveolar). De fato, a sua principal função consiste em inserir o dente no tecido ósseo dos maxilares.
Quais as principais características do periodonto de inserção ou sustentação?
O periodonto de sustentação é definido como os tecidos que suportam o elemento dentário, basicamente o ligamento periodontal, o cemento radicular e o osso alveolar. Na presença de inflamação, as fibras colágenas constituintes do ligamento periodontal encontram-se desorganizadas. ...
Quais os componentes do periodonto de proteção e os de inserção e suas respectivas funções?
GABARITO: A O periodonto de proteção consiste na gengiva, que pode ser subdividida em gengiva marginal livre, gengiva inserida e gengiva interdental (papilar). O periodonto de sustentação inserção consiste em: osso alveolar, cemento e ligamento periodontal. ... e) Sulco gengival, cemento radicular e osso alveolar.
Qual a composição do cemento?
Composição. O mineral contido é principalmente a hidroxiapatita com cerca de 60% do seu peso, um pouco menos que o osso (70%). A maior parte da porção orgânica do cemento é composta de por colágeno tipo I (90%) e tipo III (em torno de 5 %).
Quais as funções de cada constituinte do periodonto de proteção e sustentação?
1)Botão: inicia o desenvolvimento na parte basal do osso alveolar (ossifiação intramembranosa). 2)Capuz: desenvolvimento das trabéculas. 3)Campânula: progride a formação do processo alveolar até rodear todo o germe, formando a cripta óssea. 4)Coroa: inicia a reabsorção do teto da cripta óssea (osteoclastos).
O que é o periodonto?
Periodontia é uma especialidade da Odontologia que cuida de tudo que fica ao redor dos dentes. Gengivas, osso e ligamento periodontal são as estruturas nobres da Periodontia. As doenças periodontais geralmente são causadas pelo acúmulo de placa bacteriana.
Qual é a estrutura do periodonto?
- O periodonto é composto pela gengiva, pelo ligamento periodontal, pelo osso alveolar e pelo cemento. Conheça em detalhes as estruturas do periodonto.
Como funciona o ligamento periodontal?
- O ligamento periodontal conecta o dente ao osso alveolar circunvizinho, e está situado no espaço entre os dois. É formado pelo tecido conjuntivo frouxo e pelas seguintes células: fibroblasto, fibrócito, macrófago, plasmócito e mastócito. Como falamos anteriormente, o ligamento periodontal possui funções mecânicas e sensoriais.
Quem é o periodontal e o osso alveolar?
- Periodonto de inserção O cemento, o ligamento periodontal e o osso alveolar constituem uma unidade estrutural e funcional entre o dente e o alvéolo. Possuem a mesma origem ectomesenquimal do folículo e dependem da formação da dentina radicular e da presença da bainha radicular epitelial de Hertwig.
Quais são os três estágios de doenças periodontais?
- Os três estágios, que variam do menos ao mais grave, são gengivite, periodontite e periodontite avançada. Em geral, as doenças periodontais são causadas pela falta de higienização da boca, pelo fumo excessivo, a tensão, a baixa imunidade e hábitos alimentares equivocados.