Estão impedidos de funcionar como árbitros as pessoas que tenham?
Índice
- Estão impedidos de funcionar como árbitros as pessoas que tenham?
- Como deve a parte proceder em caso de nulidade da sentença arbitral e qual o prazo para tal iniciativa?
- Quem não pode ser árbitro?
- Quem pode utilizar dos benefícios da Lei da arbitragem são?
- Como se declara a nulidade da sentença arbitral?
- Qual o procedimento de escolha do árbitro?
- Qual a figura do árbitro?
- Qual o motivo da recusa do árbitro?
- Quem será o árbitro da sentença arbitral?

Estão impedidos de funcionar como árbitros as pessoas que tenham?
Estão impedidos de funcionar como árbitros as pessoas que tenham, com as partes ou com o litígio que lhes for submetido, algumas das relações que caracterizam os casos de impedimento ou suspeição de juízes, aplicando-se-lhes, no que couber, os mesmos deveres e responsabilidades, conforme previsto no Código de Processo ...
Como deve a parte proceder em caso de nulidade da sentença arbitral e qual o prazo para tal iniciativa?
§ 1º A demanda para a decretação de nulidade da sentença arbitral seguirá o procedimento comum, previsto no Código de Processo Civil, e deverá ser proposta no prazo de até noventa dias após o recebimento da notificação da sentença arbitral ou de seu aditamento.
Quem não pode ser árbitro?
Não há nenhuma exigência legal para que alguém possa atuar como árbitro, a não ser a capacidade civil e a confiança das partes como já dito. Além disso, ninguém é árbitro. Qualquer um Pode estar árbitro.
Quem pode utilizar dos benefícios da Lei da arbitragem são?
Qualquer pessoa capaz de contratar, pode fazer uso da arbitragem para resolução de litígios relacionados a direitos patrimoniais disponíveis, bastando para tanto que as partes estipulem esta vontade por escrito no contrato que celebrarem.
Como se declara a nulidade da sentença arbitral?
O artigo 32 da Lei de Arbitragem, a Lei 9.307/1996, elenca os motivos que podem levar uma sentença arbitral à nulidade. Entre eles, estão a nulidade da convenção de arbitragem, decisão proferida fora dos limites da convenção de arbitragem, e sentença proferida por quem não podia ser árbitro.
Qual o procedimento de escolha do árbitro?
- Não havendo acordo, requererão as partes ao órgão do Poder Judiciário a que tocaria, originariamente, o julgamento da causa a nomeação do árbitro. As partes poderão, de comum acordo, estabelecer o processo de escolha dos árbitros, ou adotar as regras de um órgão arbitral institucional ou entidade especializada.
Qual a figura do árbitro?
- Sobre a figura do árbitro, escolha a resposta incorreta. a) O árbitro é uma terceira pessoa, de confiança das partes e escolhida por estas para conduzir a solução do conflito. b) O árbitro não precisa ter formação jurídica.
Qual o motivo da recusa do árbitro?
- A recusa do árbitro somente poderá ocorrer por motivo posterior a sua nomeação. Caberá recusa do árbitro anterior a sua nomeação se este não foi nomeado diretamente pelas partes ou se o motivo somente se tornou conhecido após a sua nomeação. Se a exceção for acolhida o árbitro substituto assumirá o seu posto.
Quem será o árbitro da sentença arbitral?
- II - o nome, profissão e domicílio do árbitro, ou dos árbitros, ou, se for o caso, a identificação da entidade à qual as partes delegaram a indicação de árbitros; III - a matéria que será objeto da arbitragem; e IV - o lugar em que será proferida a sentença arbitral. Poderá, ainda, o compromisso arbitral conter: