Quando o gerúndio está errado?

Quando o gerúndio está errado?
Se a idéia não for de continuidade, de simultaneidade (mais comuns), repetição, intensidade ou progressão, não há motivos para usar o gerúndio. Perceba que nos exemplos de uso incorreto do gerúndio há um excesso de formas verbais, desnecessárias: vamos + estar + encaminhando. Não é errado usar o gerúndio.
Quando devo usar o gerúndio?
É correto usar o gerúndio quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre no momento de outra no futuro. Logo, podemos dizer: “Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.”
Qual a diferença entre gerúndio?
Existem diferenças importantes entre o gerúndio e gerundismo: O gerúndio é uma forma nominal do verbo, enquanto o gerundismo é caracterizado pelo uso abusivo dessa forma. ... Gerúndio e gerundismo são coisas distintas, isso é muito importante salientar.
O que é o tempo gerúndio?
O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. A origem o vocábulo vem do latim “gerundium”. O objetivo do gerúndio na língua escrita é justamente dar ao verbo a ideia de continuidade temporal.
Qual o significado do verbo gerúndio?
- No Gerúndio, o verbo é empregado em ações prolongadas ou que ainda estão em desenvolvimento e caracteriza-se pela terminação - ndo. Dessa forma, é possível saber da duração e da continuidade da ação verbal.
Como saber a duração do gerúndio?
- Dessa forma, é possível saber da duração e da continuidade da ação verbal. O Gerúndio se apresenta em duas formas: Simples: indica uma ação que ainda está em andamento. Por exemplo: Lendo o livro, reparei que minha memória estava boa. Ela estava pagando a conta do condomínio.
Quais são os verbos flexionados no gerúndio?
- V. Falado, corrido, aceito, entregue e escrito são exemplos de verbos flexionados no gerúndio. a) I, II e IV b) II, III e IV c) IV e V d) I e IV