Qual é a causa de vertigem?
![Qual é a causa de vertigem?](https://i.ytimg.com/vi/O5f3yh1PHnk/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBCUEyzVgfswMrKsjwwfyh4zWWqgA)
Qual é a causa de vertigem?
Na maioria das vezes, a vertigem é causada por doenças relacionadas ao ouvido, chamadas de síndromes vestibulares periféricas, ou popularmente labirintites, que incluem doenças como vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), neurite vestibular, doença de Ménière e intoxicação por remédios, por exemplo.
O que é vertigem vestibular?
A vertigem é um sintoma e abrange diversas doenças e síndromas. Pode ser causada por um variado número de patologias (ou doenças) que podem afetar o sistema vestibular periférico ao nível do ouvido interno (vertigem periférica) ou o sistema nervoso central (vertigem central).
Quais são os sintomas da Vertigem?
- A vertigem costuma piorar com movimentos da cabeça, sendo um modo simples de identificar o tipo da tontura que o paciente apresenta. De forma resumida, os sintomas da vertigem são: Tonturas rotatórias. A sensação é de que você ou o ambiente estão rodando.
Como verificar se a vertigem pode causar dor de cabeça?
- É necessário também verificar com um médico ou farmacêutico se há o uso de algum remédio que possa estar provocando essas sensações. A vertigem muitas vezes pode ser um sinal de enxaqueca, particularmente aquelas acompanhadas de problemas na visão, náuseas e às vezes dor de cabeça.
Qual a causa mais comum de vertigens?
- As causas mais comuns de vertigens são as doenças que acometem assimetricamente o ouvido interno, seja por calcificação de áreas do labirinto, por inflamação, por infecções, por traumas ou por excesso de líquido dentro dos aparelho vestibular.
Qual é o tratamento para vertigem periférica?
- Qual é o tratamento para vertigem? O tratamento da vertigem deve incidir sobre a causa, que deve ser identificada e tratada o mais rápido possível, sobretudo em casos de vertigem central. Para aliviar os sintomas da vertigem periférica, como náuseas e vômitos, podem ser indicados medicamentos antieméticos.