adplus-dvertising

Qual é o correto qualquer ou quaisquer?

Índice

Qual é o correto qualquer ou quaisquer?

Qual é o correto qualquer ou quaisquer?

Quaisquer é um caso diferenciado na formação de plural em nossa língua. ... Pois esse é um caso raro em nossa língua, em que a partícula do plural, o “s”, foi levada para o interior da palavra: ♦ Qualquer é singular, quaisquer é plural.

Por que a crase é necessária?

  • Assim, a crase só é necessária quando temos o encontro da preposição a com outros termos específicos. Ou seja: o artigo definido “a/as”, os pronomes demonstrativos “aquilo/aquela (s)/aquele (s)”, e o pronome relativo “a qual/as quais”. É aí que aplicamos o acento grave para marcar a presença da crase na frase.

Será que estou à disposição?

  • Ex2: Para qualquer dúvida, estou à disposição. Nesse caso, a expressão tem o sentido de estar disponível para alguém, pronto para ajudar. Nesse contexto, não temos uma locução adverbial, mas um simples encontro entre um artigo definido feminino (“a”) com um substantivo feminino (“disposição”).

Como é obrigatório o uso da crase?

  • Para melhor entendimento, é preciso lembrar que locuções adverbiais, prepositivas ou conjuntivas devem ter indicador de crase. Veja o exemplo: “Estou à procura de emprego”, por ser formada por uma palavra feminina (procura), é obrigatório o uso da crase. Estou à procura de um novo técnico para o time.

Quando estou à disposição para mais informações?

  • Fico à disposição para qualquer esclarecimento. Estou à disposição para mais informações. Coloco-me à disposição para o que for necessário. Quando usar a disposição? A disposição, sem crase, é a simples sequência do artigo definido a e do substantivo feminino disposição: A disposição dos móveis da sala não é funcional.

Postagens relacionadas: