Como ocorre a incompatibilidade Materno-fetal do fator Rh?
Índice
- Como ocorre a incompatibilidade Materno-fetal do fator Rh?
- Quando pode ocorrer a eritroblastose fetal?
- O que é eritroblastose fetal e como ocorre a incompatibilidade sanguínea referente ao fator Rh entre mãe e feto?
- O que acontece quando a mãe tem sangue negativo?
- O que fazer com Gestante Rh negativo?
- Como garantir que o teste de gravidez é negativo?
- Quais são as consultas para a gravidez normal?
- Como é realizada a ecografia da gravidez?
- Será que o teste de gravidez está fora de prazo?
Como ocorre a incompatibilidade Materno-fetal do fator Rh?
A incompatibilidade de Rh ocorre quando uma gestante tem sangue Rh negativo e o feto tem sangue Rh positivo. A incompatibilidade de Rh pode resultar na destruição de glóbulos vermelhos do feto, por vezes, causando anemia, o que pode ser grave. O feto é verificado periodicamente quanto à evidência de anemia.
Quando pode ocorrer a eritroblastose fetal?
A eritroblastose fetal resulta classicamente da incompatibilidade aos antígenos Rho(D), que pode se desenvolver quando uma mulher com tipo sanguíneo Rh negativo engravida de um homem Rh positivo e concebe um feto com sangue também Rh positivo, às vezes resultando em hemólise.
O que é eritroblastose fetal e como ocorre a incompatibilidade sanguínea referente ao fator Rh entre mãe e feto?
A Eritroblastose Fetal é uma doença hemolítica causada pela incompatibilidade do sistema Rh do sangue materno e fetal. Ela se manifesta quando há incompatibilidade sanguínea referente ao Rh entre mãe e feto, ou seja, quando o fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo.
O que acontece quando a mãe tem sangue negativo?
O principal risco do Rh negativo da mãe e positivo do bebê é a eritroblastose fetal, também conhecida como doença hemolítica do recém-nascido, que é mais frequente de acontecer a partir da segunda gestação.
O que fazer com Gestante Rh negativo?
Caso se identifique fator Rh negativo, deve-se pesquisar a presença do anticorpo anti-D, por meio do teste de Coombs indireto; Período pré-natal: adote medidas recomendadas para o período pré-gestacional, caso ainda não tenham sido realizadas.
Como garantir que o teste de gravidez é negativo?
- Quando o ciclo menstrual da mulher é irregular, também existem grandes chances de o teste de gravidez dar negativo. Isso acontece porque o teste provavelmente foi feito antes do atraso menstrual e a mulher está apenas com um período mais atraso que o normal. Assim, a melhor forma de garantir que o resultado é verdadeiro, ...
Quais são as consultas para a gravidez normal?
- Geralmente, numa gravidez normal o mínimo são seis consultas. A primeira deve ser antes das 12 semanas (idealmente pelas 8 semanas). Após a avaliação poderá ser conveniente que a frequência das consultas seja superior. Nestas consultas são requisitadas diversas análises e, habitualmente, uma ecografia por trimestre.
Como é realizada a ecografia da gravidez?
- Nestas consultas são requisitadas diversas análises e, habitualmente, uma ecografia por trimestre. Será também realizada educação para a saúde para promoção de estilos de vida saudável e melhor conhecimento sobre a evolução da gravidez.
Será que o teste de gravidez está fora de prazo?
- O teste de gravidez está fora de prazo Embora seja uma causa mais rara, é possível que o teste de gravidez tenha sido vendido fora de prazo. Quando isso acontece, o reagente utilizado para identificar a presença do hormônio bHCG pode estar funcionando de forma errada, dando um resultado falso negativo.