adplus-dvertising

Em que situações devemos usar meio ou meia?

Índice

Em que situações devemos usar meio ou meia?

Em que situações devemos usar meio ou meia?

No momento de formular a frase tente substituir os termos pelas palavras 'mais' ou 'menos' e 'metade'. Em situações em que mais ou menos se encaixar melhor o termo correto a usar será 'meio', onde couber a palavra 'metade', emprega-se o termo 'meia'.

Estou meia chateada ou estou meio chateada?

O certo é “meio”. Quando a palavra “meio” for usada como um advérbio de intensidade, ela deve ser invariável.

Quanto ao emprego da palavra meio assinale a opção correta?

Letra B - Nas alternativas “a” e “c”, o correto seria utilizar a palavrameio”, que é um advérbio e, portanto, invariável, pois modifica os adjetivos “aberta” e “aborrecida. Já em “d”, deveria concordar com o substantivo “copo”, portanto, “meio copo”.

Quando a palavra meio é adjetivo?

A expressão “meio” ora se comporta como adjetivo, ora como advérbio. Quando assumem o papel de adjetivos, concordam com o substantivo a que se referem. No caso da função de advérbio, refere-se a um verbo, a um adjetivo ou a outro advérbio, permanece, portanto, invariável.

Estou meio confusa ou meia confusa?

Com este sentido, a flexão de meio para meia está errada, sendo incorreto dizer que ela está meia preocupada, meia nervosa, meia confusa, meia triste. O correto é dizer que ela está meio preocupada, meio nervosa, meio confusa, meio triste.

Qual a alternativa incorreta * A Patrícia ficou meio triste com a notícia B bebi meia xícara de chá C Ela estava meia chateada comigo D Fernanda está meio cansada e a porta estava meio aberta?

Meio = numeral fracionário. Virá vinculado a um substantivo e concorda normalmente: meia-noite, meia garrafa, meia folha. Meio = advérbio de intensidade. Virá vinculado a um adjetivo e não se flexiona: meio cansada, meio distraída, meio louca, meio triste.

Por que meio é Invariavel?

1) A palavra meio, quando significa “metade”, é numeral. ... Os advérbios são palavras invariáveis (=não se flexionam em gênero e número): “A aluna ficou meio nervosa”; “Os clientes saíram meio satisfeitos”; “A atleta está meio cansada”; “Ela é meio poderosa”...

Qual o advérbio de depois?

advérbio Seguidamente; numa circunstância posterior: chegou depois das 21h. Atrás; de modo posterior, na parte de trás: saiu depois da banda. Ademais; em adição a: o tumulto foi desordeiro e, depois, se opôs ao governo. Etimologia (origem da palavra depois).

Postagens relacionadas: