Onde se usar a crase?

Onde se usar a crase?
5 dicas simples sobre o uso da crase
- A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas. ...
- Lembre-se de utilizar a crase em expressões que indiquem hora. ...
- Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
- A crase, na maioria das vezes, não ocorre antes de palavra masculina.
Por que você deve usar a crase?
- Isso porque as locuções “à moda de” e “à maneira de” exigem, sempre, o uso da crase, mas, muitas vezes, podem estar ocultas na frase. E aí, você deve usar o acento, ainda que, na sequência, venha um substantivo masculino.
Por que a crase não é corrigida?
- # Em locuções adverbiais formadas por palavras repetidas, não há ocorrência da crase. Ela ficou frente a frente com o agressor. # Antes de vocábulos masculinos. As produções escritas a lápis não serão corrigidas. Esta caneta pertence a Pedro. # Antes de verbos no infinitivo. Ele estava a cantar quando seu pai apareceu repentinamente.
Será que a crase está confirmada?
- Caso ocorra a combinação a+o (s), a crase está confirmada. Exemplos: As informações foram solicitadas à diretora. As informações foram solicitadas ao diretor. b) No caso de nomes próprios geográficos, substitui-se o verbo da frase pelo verbo voltar. Caso resulte na expressão “voltar da”, há a confirmação da crase.
Por que o uso da crase é polêmico?
- Isso mesmo, o uso da crase na expressão é tão polêmico que gera desacordo mesmo entre os estudiosos da língua portuguesa. Em linhas gerais, os gramáticos menos tradicionais defendem o uso da crase todas as vezes que a expressão aparece, justamente para evitar ambiguidades na interpretação.