Porque a toxoplasmose é perigosa em gestantes?
Índice
- Porque a toxoplasmose é perigosa em gestantes?
- O que acontece com o bebê quando a mãe tem toxoplasmose?
- Como saber se o feto está com toxoplasmose?
- Estou grávida e não tenho imunidade para toxoplasmose?
- Como evitar a toxoplasmose durante a gravidez?
- O que é toxoplasmose IGM na gravidez?
- Como levar a toxoplasmose na gestação?
- Como se detecte a toxoplasmose antes da gravidez?
- Qual a taxa de contaminação da toxoplasmose na gravidez?
- Quais são os efeitos da toxoplasmose no útero?
![Porque a toxoplasmose é perigosa em gestantes?](https://i.ytimg.com/vi/F1o8dTdbDzI/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLDIqsyyM4sTp29Gn2dCiDTQNs08UQ)
Porque a toxoplasmose é perigosa em gestantes?
A toxoplasmose na gravidez é normalmente assintomática para a mulher, no entanto pode representar risco para o bebê, principalmente quando a infecção acontece no terceiro trimestre de gestação, em que há maior facilidade do parasita atravessar a barreira placentária e atingir o bebê.
O que acontece com o bebê quando a mãe tem toxoplasmose?
A toxoplasmose geralmente é assintomática e passa despercebida. No entanto, gestantes que apresentam a doença podem transmiti-la para o bebê, o que pode levar ao aborto, danos neurológicos, retardo mental e convulsões.
Como saber se o feto está com toxoplasmose?
Para determinar se um feto foi infectado, um médico pode coletar uma amostra do líquido ao redor do feto (líquido amniótico) e testar para a presença de anticorpos e material genético (DNA) do parasita. O teste, um procedimento chamado amniocentese , é geralmente realizado após a 14ª semana de gestação.
Estou grávida e não tenho imunidade para toxoplasmose?
A gestante que não tem imunidade contra a toxoplasmose, ou seja, nunca contraiu a doença, deve evitar o consumo de carnes mal passadas ou cruas, além de leite e derivados não pasteurizados e ovos crus ou mal cozidos.
Como evitar a toxoplasmose durante a gravidez?
Para não pegar toxoplasmose durante a gestação é importante optar por beber água mineral, comer carne bem passada e ingerir legumes e frutas bem lavadas ou cozidas, além de evitar comer salada fora de casa e lavar as mãos várias vezes ao dia.
O que é toxoplasmose IGM na gravidez?
O que é toxoplasmose na gravidez? A toxoplasmose é uma doença causada pelo Toxoplasma gondii, um parasita intracelular. O ser humano pode ser portador deste parasita sem estar doente. No entanto, ele pode ser causador de doença grave no recém-nascido se este for infectado no útero da mãe (durante a gravidez).
Como levar a toxoplasmose na gestação?
- A toxoplasmose na gestação pode levar a aborto espontâneo, morte fetal, parto pré-termo e infeção no feto e recém nascido ( toxoplasmose ocular (olhos) e cegueira, neurotoxoplasmose com atraso mental, convulsões, surdez). Em geral, cerca de 7% dos fetos de mães infetadas são atingidos.
Como se detecte a toxoplasmose antes da gravidez?
- Caso se detecte uma infeção passada (toxoplasmose antes da gravidez) a mulher está imune á toxoplasmose (serologia da toxoplasmose - IgG positivo e IgM negativo). Se nunca teve contacto com o toxoplasma (serologia da toxoplasmose - IgG negativo e IgM negativo) a grávida não está imune à toxoplasmose.
Qual a taxa de contaminação da toxoplasmose na gravidez?
- Quando as grávidas tomam os devidos cuidados, a taxa de contaminação é baixa. Atualmente, menos de 8 em cada 1000 (isto é, 0,8%) gestantes com sorologia negativa para toxoplasmose acabam por se infectar durante a gravidez Assim como em qualquer outro paciente com sistema imunológico intacto, a toxoplasmose na gravidez não costuma provocar sintomas.
Quais são os efeitos da toxoplasmose no útero?
- Para um bebê no útero, no entanto, os efeitos da toxoplasmose podem ser bem mais graves. Eles variam de acordo com o período da gravidez em que a infecção começou. Quanto mais cedo o bebê for infectado, piores os danos da toxoplasmose congênita.