Quando o funcionário está doente pode ser mandado embora?
Quando o funcionário está doente pode ser mandado embora?
De acordo com a legislação trabalhista funcionários não podem ser demitidos sem justa causa pela empresa, sendo assim, trabalhadores que se acidentaram no trabalho ou desenvolveram doença decorrente ao emprego possuem a estabilidade garantida por lei.
Será que a empresa pode demitir um funcionário?
- Portanto, o funcionário não pode ser demitido pela empresa, devendo ela aguardar o retorno do colaborador para avaliar sua continuidade ou não na organização. A empresa pode demitir um funcionário que esteja em tratamento médico?
Como fazer para a empresa me demitir?
- Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer para a empresa me demitir, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho. Como temos vindo a referir em vários artigos a comunicação é a melhor forma de resolver vários problemas e evitar mal entendidos.
Será que o empregado pode ser demitido doente?
- Assim, passamos agora a analisar se o empregado pode ser demitido doente caso a doença não esteja relacionada ao trabalho. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) tem uma súmula que veda a dispensa de empregado portador de doença grave ou que possa causar estigma ou preconceito. Veja o que diz a Súmula 443 do TST: “DISPENSA DISCRIMINATÓRIA.
Como ajudá-lo a demiti-lo?
- Fale com um superior seu, exponha seus problemas e faça com que ele veja que sua situação não pode mais manter-se assim e que prefere ir embora sendo despedido por eles. Se suas razões forem válidas e seu superior for uma pessoa honesta e compreensiva, poderá de fato ajudá-lo, demitindo-o.