adplus-dvertising

É atoa ou à toa?

Índice

É atoa ou à toa?

É atoa ou à toa?

À toa: Por ser uma locução feminina, deve haver o uso do acento grave: andar à toa, passar o dia à toa, reclamar à toa. De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, não existe mais hífen nessa expressão, mesmo sendo uma locução adjetiva: indivíduo à toa, gente à toa, quantia à toa.

O que significa a palavra à toa?

Assim, pode se referir, como locução adverbial, ao acaso, a algum inútil, sem fundamento, sem motivo. Como um adjetivo, à toa é utilizada para alguém ou alguma coisa irrefletida, desocupada.

Quando uma pessoa é atoa?

À toa, sem hífen, é uma locução adverbial que significa ao acaso, inutilmente, sem fundamento, impensadamente, sem motivo. É muito utilizada para indicar uma pessoa que está não está fazendo nada, que não tem nada para fazer. ... Aquele menino anda à toa, sem saber o que fazer. Pare!

Qual é o sinônimo de à toa?

Sem um motivo útil: 2 inutilmente, para nada, em vão, desnecessariamente. Exemplo: Você veio correndo à toa.

O que quer dizer a expressão estava à toa na vida?

A locução "à toa" (sem hífen) significa estar sem rumo, sem fazer nada, sem motivo, inutilmente. Vejamos estes versos da música A banda, de Chico Buarque: "Estava à toa na vida/ O meu amor me chamou". Ou seja: o cara estava sem fazer nada e foi ver a banda.

Como surgiu a palavra atoa?

Andar à toa A inspiração vem das navegações. A palavra toa deriva do termo inglês “tow”, que é a corda utilizada para o reboque de embarcações. Ao se aproximarem de um porto, os grandes navios são conduzidos por um barco pequeno, que os reboca pela toa.

Como se escreve não é atoa?

Atualmente, a única maneira de escrever o termo é à toa (com crase e sem hífen), com duas funções. A primeira é de locução adverbial que significa ao acaso, ao léu, sem rumo, inutilmente. Já a segunda função é de adjetivo usado para se referir a algo ou alguém desimportante ou desocupado.

Postagens relacionadas: