Está em licença ou está de licença?
Índice
- Está em licença ou está de licença?
- Estou ausente por motivo de férias?
- Qual o período de licença paternidade?
- Está de greve ou está em greve?
- Será que estamos de férias ou em férias?
- Por que ficar de férias em uma empresa?
- Como exercer o direito de férias?
- Posso exercer uma atividade remunerada no período de férias?
Está em licença ou está de licença?
A ideia do uso do “em” se reforça quando a expressão entrar em é acompanhada de um adjetivo ou locução adjetiva. Veja: “Entraremos em férias coletivas na semana que vem”. Aqui o uso da preposição torna-se praticamente obrigatório por conta do adjetivo no plural (coletivas).
Estou ausente por motivo de férias?
Estarei ausente do trabalho entre os dias (x) e (y) de janeiro para umas pequenas férias e provavelmente não vou conseguir lhe dar a atenção necessária durante esse período. Mas confesso que já estou ansioso para começar o próximo ano, já que as ideias estão borbulhando e em breve vou apresentar já algumas novidades.
Qual o período de licença paternidade?
cinco dias O documento passou a oficializar que todo trabalhador tem o direito à tirar uma licença paternidade remunerada de cinco dias corridos a partir do primeiro dia útil depois do nascimento de seu filho.
Está de greve ou está em greve?
Em greve x De greve A expressão correta é estar/entrar EM GREVE. Isso porque a preposição “em” expressa a ideia de permanência em determinado estado. Ex: Os bancários entraram em (estado de) greve. Já a preposição “de” indica relação de possessividade, especificidade ou origem.
Será que estamos de férias ou em férias?
- Estamos de férias ou em férias? Embora o uso de ambas as preposições sejam usualmente aceitadas na língua portuguesa, na gramática formal, a forma correta para certos casos é “entrar em”. Isso por causa da regência do verbo estar.
Por que ficar de férias em uma empresa?
- É certo que, ao estar de férias de uma atividade, ainda que o fim do contrato com a empresa esteja previsto, tecnicamente, continua vinculado a essa empresa. Mas, tal como em muitas situações profissionais, as nuances são muitas e qualquer passo em falso pode ter consequências.
Como exercer o direito de férias?
- O direito a férias deve ser exercido de modo a proporcionar ao trabalhador a recuperação física e psíquica, condições de disponibilidade pessoal, integração na vida familiar e participação social e cultural.
Posso exercer uma atividade remunerada no período de férias?
- Só pode exercer uma atividade profissional remunerada no período de férias caso já tenha sido avisado que o seu contrato de trabalho irá chegar ao fim, ou se já a viesse exercendo cumulativamente antes, ou caso o empregador o tenha autorizado (sob pena de ter de devolver a retribuição correspondente às férias e respetivo subsídio).