adplus-dvertising

Quando o atestado médico cai no dia de folga?

Índice

Quando o atestado médico cai no dia de folga?

Quando o atestado médico cai no dia de folga?

O que é um atestado médico A empresa que o recebe não pode contestar as horas ou dia do empregado. Essa condição está no art. 6º, letra “f”, da lei 605/49, cujo texto estabelece que, se o empregado faltar ao trabalho por motivo de doenças, devidamente atestado, não perderá o salário e o Descanso Semanal Remunerado.

Estou de atestado na minha folga?

O atestado abona os dias de serviço, se ocorre folga ou feriado durante os dias cobertos pelo atestado, não faz a menor diferença, o atestado só tem efeito sobre os dias efetivos de serviço.

Como conta os dias de atestado médico?

A contagem da duração do atestado médico é por dias corridos. Portanto, sábado e domingo contam como dias no atestado. Além disso, o atestado passa a contar a partir da sua data de emissão, mesmo que tenha sido após o horário de expediente.

Quando o funcionário está de atestado pode trabalhar?

O colaborador pode trabalhar no mesmo dia do atestado médico, desde que esteja determinando o período que deve ser abonado. ... Contudo, no caso de o colaborador necessitar um atestado para o dia inteiro, ele não pode retornar ao local de trabalho nem exercer suas funções.

Pode descontar o dia de folga?

O trabalhador tem direito a uma série de ausências garantidas pela legislação. Entretanto, os dias de folga devem ter um motivo por detrás, justificado com comprovante, para que o colaborador não seja prejudicado.

Quando o funcionário falta tem direito a folga?

A falta do trabalhador ao serviço enseja o desconto do dia respectivo em sua remuneração, salvo se a falta for considerada justificada. O empregado perde a remuneração do dia de repouso quando não tiver cumprido integralmente a jornada de trabalho da semana, salvo se as faltas forem consideradas justificadas.

O que eu perco com atestado?

Se o empregado apresentar um atestado válido, a empresa somente poderá recusá-lo e não pagar os salários se comprovar através de junta médica que o trabalhador está apto ao trabalho. È o que estabelece o parecer nº 15/95, do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Por que não reconhecer atestado?

  • Há empresas que, arbitrariamente, não reconhecem atestados de forma aleatória, sem nenhum tipo de embasamento legal, e simplesmente descontam o período atestado. Para se precaver, o empregado deve entregar o atestado sempre mediante recibo, ou seja, ficar com uma cópia.

Posso recusar um atestado?

  • Se o empregado apresentar um atestado válido, a empresa somente poderá recusá-lo e não pagar os salários se comprovar através de junta médica que o trabalhador está apto ao trabalho. È o que estabelece o parecer nº 15/95, do Conselho Federal de Medicina (CFM). A recusa de um atestado só se justifica se ele for falso ou contrariado por junta médica.

Como a empresa pode recusar atestados e descontar horas e dias de afastamento?

  • 4. A empresa pode recusar atestados e descontar as horas ou dias de afastamento? Se o empregado apresentar um atestado válido, a empresa somente poderá recusá-lo e não pagar os salários se comprovar através de junta médica que o trabalhador está apto ao trabalho. È o que estabelece o parecer nº 15/95, do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Qual o sinal do funcionário que apresenta atestado médico no domingo?

  • O funcionário que apresenta atestado médico no domingo, não é um bom sinal, exceto, tratar-se de bom funcionário.

Postagens relacionadas: