adplus-dvertising

Em que tipo de ambiente são encontradas as esponjas?

Índice

Em que tipo de ambiente são encontradas as esponjas?

Em que tipo de ambiente são encontradas as esponjas?

Os espongiários – ou poríferos – são animais encontrados em quase todos os ambientes aquáticos, desde regiões polares a regiões tropicais.

Qual é a função dos coanócitos nas esponjas?

Os coanócitos são células dotadas de flagelos que, ao se movimentarem, permitem o deslocamento da água no interior do corpo do animal.

Porque as esponjas são diferentes dos outros animais?

Ser Pluricelular e heterotrófico por digestão. Como as esponjas são seres pluricelulares e obtém alimento por digestão são consideradas animais, apesar de não apresentarem mobilidade e apresentarem sistemas bem rudimentares.

Porque as esponjas conseguem se regenerar?

Reprodução assexuada: - regeneração: as esponjas são capazes de sofrer regeneração, a partir de fragmentos que se desprendem de seus corpos. Quando uma esponja se desintegra, por ação mecânica ou casual, "brotos", ou massas de amebócitos são capazes de originar uma nova esponja.

Qual é a função do Coanócito?

Os coanócitos são as células que fagocitam os alimentos. Nos coanócitos há presença de um colarinho que possui microvilosidades, o que aumenta a superfície de contato da região com os alimentos.

Porque as esponjas do mar são consideradas animais?

São animais que não apresentam órgãos ou tecidos verdadeiros, constituídos, basicamente, por uma massa celular embebida em uma substancia gelatinosa e enrijecida.

O que diferencia os poríferos dos outros animais?

Os poríferos não apresentam a capacidade de locomoverem-se, sendo, portanto, animais sésseis. ... Os poríferos são animais sésseis, ou seja, que não apresentam capacidade de locomoção. Os poríferos não apresentam tecidos, órgãos ou sistemas, e, portanto, alguns de seus processos fisiológicos são relativamente simples.

Quais são as espécies de esponjas?

  • Registros mostram que as esponjas já eram conhecidas desde o tratado de classificação dos seres vivos realizado por Aristóteles. Porém, até o início do século 18, os poríferos eram considerados como plantas. Já foram identificadas cerca de 7.000 espécies de esponjas ao redor do mundo, mas estima-se que existam mais de 10.000.

Qual o tipo mais complexo de esponja?

  • Siconoide ou tipo Sícon: possuem corpo mais complexo, havendo dobras nas paredes. Nesse grupo, os coanócitos não revestem a espongiocele, sendo observados em canais radiais. Leuconoide ou tipo Lêucon: tipo mais complexo de esponja, apresentando um grande grau de pregueamento do corpo.

Quais os compostos produzidos pelas esponjas?

  • Algumas esponjas, por exemplo, produzem compostos que apresentam potencial antibacteriano e anti-inflamatório. Atualmente vários estudos são realizados também para testar compostos produzidos por esses animais que apresentam ação importante contra células cancerígenas.

Qual a morfologia de uma esponja?

  • Analisando a morfologia de uma esponja, é possível classificá-la em três tipos básicos de organização. O tipo mais simples de esponja, o qual apresenta o corpo cilindro, ereto e com uma cavidade central, recebe qual nome? Quando analisamos uma esponja, é possível observar diferentes organizações.

Postagens relacionadas: