Como se caracteriza a insônia sob o ponto de vista patológico médico?
Índice
- Como se caracteriza a insônia sob o ponto de vista patológico médico?
- Como se caracteriza a insônia?
- O que caracteriza o transtorno do despertar do sono não REM?
- O que causa a narcolepsia?
- Quais são os principais transtornos do sono?
- O que pode causar a insônia?
- O que a insônia pode causar no corpo?
Como se caracteriza a insônia sob o ponto de vista patológico médico?
A insônia primária é uma dissonia caracterizada pela dificuldade em iniciar e/ou manter o sono e pela sensação de não ter um sono reparador durante um período não inferior a 1 mês. Do ponto de vista polissonográfico, é acompanhada de alterações na indução, na continuidade e na estrutura do sono.
Como se caracteriza a insônia?
A insônia se caracteriza pela incapacidade de conciliar o sono e pode manifestar-se em seu período inicial, intermediário ou final. O tempo necessário para um sono reparador varia de uma pessoa para outra. A maioria, porém, precisa dormir de sete a oito horas para acordar bem disposta.
O que caracteriza o transtorno do despertar do sono não REM?
O sonambulismo é marcado por despertares parciais do sono não REM, com comportamentos motores estereotipados e automáticos, além de amnésia total dos eventos. A duração dos episódios, que ocorrem no terço inicial da noite, varia de poucos minutos a meia hora.
O que causa a narcolepsia?
Ainda não se sabe exatamente quais são as causas da narcolepsia, sendo que são apontados como possíveis causadores da condição um desequilíbrio nas substâncias químicas do cérebro, fatores genéticos e até mesmo a baixa produção de hipocretina, uma substância responsável por nos manter acordados durante o dia.
Quais são os principais transtornos do sono?
Os distúrbios do sono mais comuns são a insônia, a apnéia obstrutiva do sono e a síndrome das pernas inquietas.
O que pode causar a insônia?
A insônia é caracterizada pela dificuldade de dormir ou conseguir manter um sono contínuo sem ser interrompido durante a noite. Cerca de 30% a 50% dos brasileiros sofrem com a insônia, que pode se manifestar por diversas razões, como estresse, ansiedade, depressão, dor crônica e uso de certos medicamentos.
O que a insônia pode causar no corpo?
A insônia está diretamente associada ao aumento de doenças cardiovasculares, respiratórias — como apneia do sono — e distúrbios psiquiátricos ligados à ansiedade e depressão.