É normal sentir dor após a retirada do Duplo J?
É normal sentir dor após a retirada do Duplo J?
Sentir dores após a retirada do cateter duplo J é normal, mas elas costumam ser de curta duração e controláveis com uso de analgésicos. Se a dor está constante ou não cede, você deve entrar em contato com o seu médico para avaliação de uma possível infecção urinária ou cálculo residual.
Precisa de anestesia para retirar cateter Duplo J?
A retirada de catéter duplo-j é feita normalmente com anestesia/sedação. O pós-retirada é bem tranquilo, com apenas alguns incômodo na hora de urinar no primeiro dia.
O que acontece se o cateter duplo J se deslocar?
A dor na região lombar é um evento comum após colocação de cateter duplo j principalmente no final da micção. Outro evento frequente é o sangramento na urina que é facilmente combatido com o aumento da ingesta de água.
Onde é inserido o cateter?
- Onde localiza-se a veia na qual o cateter será inserido. Após a introdução do cateter é feito o controle do posicionamento da ponta do cateter por radioscopia (raios-X). O reservatório do cateter (peça que é puncionada para aplicar a quimioterapia) é implantado no subcutâneo, quer dizer, logo abaixo da pele.
Como é implantado o cateter na pele?
- Após a introdução do cateter é feito o controle do posicionamento da ponta do cateter por radioscopia (raios-X). O reservatório do cateter (peça que é puncionada para aplicar a quimioterapia) é implantado no subcutâneo, quer dizer, logo abaixo da pele. Ou seja, que todo o cateter fica sob a pele.
Qual a vantagem do cateter?
- A maior vantagem de se usar o cateter é o conforto que ele proporciona durante o tratamento. Quem usa fala que não sente absolutamente nada quando os enfermeiros puncionam e não sente dor, ardência ou qualquer tipo de desconforto quando os quimioterápicos são ministrados. Além disso, até as sessões de quimioterapia são muito mais rápidas.
Como fazer a manutenção do cateter por coágulo?
- É necessária injeção de uma pequena quantidade de solução com heparina (anticoagulante) após cada aplicação de quimioterapia para evitar a obstrução do cateter por coágulos. É imprescindível realizar essa manutenção a cada 30 a 45 dias, mesmo quando o cateter não esteja sendo utilizado para infusão de quimioterapia.