Estou amamentando e estou com dor no seio?
Estou amamentando e estou com dor no seio?
A dor na mama no período de amamentação, na maioria das vezes, não gera preocupação. Mas caso a incomode muito, procure um ginecologista ou mastologista para orientações e o mais importante, tranquilizá-la. As vezes uma boa sustentação da mama com um soutien adequado já alivia muito a dor.
O que fazer para não ter mastite?
Como evitar a mastite
- Esvaziar completamente a mama após amamentar;
- Deixar o bebé esvaziar a primeira mama antes de dar a outra, alternando as mamas na mamada seguinte;
- Variar a posição para amamentar de forma a que o leite seja retirado de todos os segmentos da mama;
Quem pode ter mastite?
A mastite é uma inflamação e infecção da mama. Ela é benigna e é comum em mulheres que estão amamentando (mastite puerperal). Porém, pode afetar as mulheres em outros momentos também. Nesses outros casos, é chamada de mastite não-puerperal.
Será que a dor na mama permanecerá por mais de 15 dias?
- Por isso, se dor ou o desconforto na mama permanecerem por mais de 15 dias ou se parecerem não estar relacionados com a menstruação ou menopausa, deve-se ir ao ginecologista para uma avaliação, e se preciso, realizar exames. A dor na mama pode ainda ocorrer em apenas uma mama ou nas duas ao mesmo tempo, podendo até mesmo irradiar para o braço.
Posso sentir dor na mama durante a menstruação?
- Antes e durante a menstruação as alterações hormonais podem provocar dor na mama de algumas mulheres, não sendo grave, apesar de incomodar todos os meses. Nestes casos, a mulher pode sentir pequenas pontadas na mama ou sensibilidade aumentada, mesmo no bico da mama.
Quais as causas de dor na mama?
- A dor na mama pode ainda ocorrer em apenas uma mama ou nas duas ao mesmo tempo, podendo até mesmo irradiar para o braço. Esta dor mamária pode ser leve, sendo considerada normal, mas também pode ser severa impedindo as realizações das tarefas diárias. Indicamos aqui as causas mais comuns de dor na mama:
Por que a dor pode estar relacionada com a amamentação?
- No entanto, a dor também pode estar relacionada com outras situações mais graves como mastite da amamentação, presença de cistos no seio, ou até mesmo, câncer de mama.