Quando foi criado o lúdico?
Índice
- Quando foi criado o lúdico?
- Em que época o jogo aparece como conduta típica e espontânea da criança que com sua consciência poética do mundo reconhece a mesma como uma natureza boa mais que um ser em desenvolvimento com características próprias embora passageiras a criança é vista como um ser que imita e brinca dotada de espontaneidade e liberdade semelhante a alma?
- Qual é a importância da ludicidade na educação infantil?
- Quem defende a ludicidade?
- Quais os autores que falam sobre o ludico?
- O que levou você a escolher ludicidade na educação infantil?
- Qual é o objetivo da atividade lúdica?
- Qual o efeito da atividade lúdica?
- Quais são as práticas lúdicas fundamentais?
- Quais são as atividades lúdicas gratuitas?
- Qual a essência das atividades lúdicas na infância?
Quando foi criado o lúdico?
Há evidências que revelam que o lúdico é utilizado desde a antiguidade por alguns povos como fenícios e os egípcios. Através de escritas e criptogramas deixados pelos egípcios podemos conhecer alguns de seus jogos, mostrando também que alguns jogos retratavam aspectos culturais de alguns povos.
Em que época o jogo aparece como conduta típica e espontânea da criança que com sua consciência poética do mundo reconhece a mesma como uma natureza boa mais que um ser em desenvolvimento com características próprias embora passageiras a criança é vista como um ser que imita e brinca dotada de espontaneidade e liberdade semelhante a alma?
No Romantismo o jogo aparece como conduta típica e espontânea da criança, que com sua consciência poética do mundo, reconhece a mesma como uma natureza boa, mais que um ser em desenvolvimento com características próprias, embora passageiras, a criança é vista como um ser que imita e brinca dotada de espontaneidade e ...
Qual é a importância da ludicidade na educação infantil?
A ludicidade contribui na aprendizagem e conhecimento da criança, pois possibilita criatividade, interação social e crescimento sadio através do relacionamento entre o grupo desenvolvendo seu potencial cognitivo, motor e social.
Quem defende a ludicidade?
Um dos pensadores que desenvolveu uma teoria sobre o tema Lúdico foi Lev S. Vygotsky, o qual buscou compreender a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos ao longo da história da espécie humana, levando sempre em conta a individualidade de cada sujeito, o qual está imerso no meio cultural que o define.
Quais os autores que falam sobre o ludico?
- Fröebel (1782-1852) ...
- Piaget (1896-1980) ...
- Vygotsky (18) ...
- Wallon (18) ...
- Winnicot (18)
O que levou você a escolher ludicidade na educação infantil?
O lúdico na educação infantil é de fundamental importância, porque proporciona uma aprendizagem interativa e prazerosa, pois através do mesmo a criança aprende brincando. O lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo”.
Qual é o objetivo da atividade lúdica?
Atividades lúdicas são brincadeiras que envolvem jogos ou interações com outras crianças e adultos. Seu objetivo é ensinar e divertir quem as pratica.
Qual o efeito da atividade lúdica?
- Assim, na atividade lúdica o que influi não é somente o produto da atividade, o que dela deriva, porém a própria ação, o momento vivenciado. Permite a quem participa, momentos de encontro consigo e com o outro, idealização de fantasias e de realidade, de resignificação e percepção, momentos de autoconhecimento e reflexão sobre o outro.
Quais são as práticas lúdicas fundamentais?
- Para Freinet (1998) as "práticas lúdicas fundamentais" são representadas como o não exercício exclusivo de alguma atividade, porque, espera que qualquer atividade pode ser corrompida nas suas essências, de acordo com o uso que se faz dela.
Quais são as atividades lúdicas gratuitas?
- De tal modo, o jogo, a brincadeira, o lazer enquanto atividades livres, gratuitas são representações daquilo que representa as atividades lúdicas, que se restringiram apenas em atividades infantis.
Qual a essência das atividades lúdicas na infância?
- Para Oliveira (1990), "as atividades lúdicas são a essência da infância". Assim, foi preciso que houvesse uma profunda mudança da imagem da criança na sociedade para que se pudesse associar uma visão positiva a suas atividades espontâneas, sugerindo como efeito à valorização dos jogos e brinquedos.