O que quer dizer conhecer do recurso?
Índice
- O que quer dizer conhecer do recurso?
- O que significa não conhecer da apelação?
- Quando posso entrar com recurso adesivo?
- O que significa não provimento do recurso?
- Quando o habeas corpus não é conhecido?
- O que quer dizer provimento por unanimidade?
- O que é provido em um julgamento?
- O que significa conhecer e negar provimento ao recurso?
- O que acontece depois da apelação?
- Por que o recurso deve ser útil ao recorrente?
- Quais são os recursos do Processo Civil?
- Quais são os recursos ordinários para a correção de algum prejuízo?
- Por que o recurso adesivo é subordinado ao recurso principal?
O que quer dizer conhecer do recurso?
O conhecimento do recurso quer dizer que ele atende a todos os requisitos de admissibilidade e o provimento significa que a decisão proferida pelo Tribunal modificou a sentença favoravelmente a quem recorreu.
O que significa não conhecer da apelação?
A expressão “não conhecer” de um recurso significa, só e sempre, abs- ter-se de examinar a impugnação em sua substância, de aprovar ou desaprovar a decisão recorrida. O tribunal que não conhece de um recurso de jeito nenhum diz a quem assiste razão: se ao recorrente, se ao órgão a quo.
Quando posso entrar com recurso adesivo?
Dessa forma, caso uma parte deseje entrar com recurso adesivo sobre uma apelação, por exemplo, deverá fazê-lo no prazo legal de 15 dias úteis, respeitando todos os outros requerimentos de tempestividade e admissibilidade.
O que significa não provimento do recurso?
Negar provimento significa impedir algo ou alguém de continuar, e é um termo geralmente utilizado no campo do Direito. No âmbito jurídico, quando se fala em “negar provimento ao recurso” significa que o processo instaurado foi recusado e é considerado sem efeito.
Quando o habeas corpus não é conhecido?
HABEAS CORPUS NÃO CONHECIDO. 1. A existência de um complexo sistema recursal no processo penal brasileiro permite à parte prejudicada por decisão judicial submeter ao órgão colegiado competente a revisão do ato jurisdicional, na forma e no prazo previsto em lei.
O que quer dizer provimento por unanimidade?
O recurso foi dado procedente e acolhido (aceito) por maioria dos julgadores.
O que é provido em um julgamento?
Isto significa que alguém recorreu da decisão inicial, e os juízes da instância superior (Desembargadores ou Ministros) decidiram modificá-la. Ou seja, dizer que o recurso foi provido significa que seus fundamentos foram aceitos.
O que significa conhecer e negar provimento ao recurso?
O que é Negar Provimento: No âmbito jurídico, quando se fala em “negar provimento ao recurso” significa que o processo instaurado foi recusado e é considerado sem efeito. ... O juiz que apreciou o recurso de apelação, pode acolher ou negar o pedido.
O que acontece depois da apelação?
O que acontece depois do recurso de apelação? Depois de interposta a apelação, a parte contrária será intimada para oferecer contrarrazões. Após, os autos serão remetidos para o Tribunal competente, para reanálise.
Por que o recurso deve ser útil ao recorrente?
- Interesse - O recurso deve ser útil ao recorrente. Em regra, somente a sucumbência justifica o recurso. O recurso de embargos de declaração é uma exceção a essa regra, porquanto o vencedor na demanda pode interpor tal recurso contra decisão que lhe é favóravel, a fim de sanar omissão, contradição ou obscuridade.
Quais são os recursos do Processo Civil?
- A lei processual, no artigo 994 do Código de Processo Civil, contempla as seguintes espécies de recursos: 1 apelação 2 agravo de instrumento 3 agravo 4 agravo em recurso especial ou extraordinário 5 embargos de declaração 6 recurso ordinário 7 recurso especial 8 recurso extraordinário 9 embargos de divergência
Quais são os recursos ordinários para a correção de algum prejuízo?
- Os recursos ordinários são os previstos no processo comum para a correção de algum prejuízo.
Por que o recurso adesivo é subordinado ao recurso principal?
- O recurso adesivo é subordinado ao recurso principal. Isso significa que, se a parte que recorreu primeiro desistir do recurso ou se o mesmo não for admitido, o recurso adesivo não prosseguirá para julgamento. Art. 997. Cada parte interporá o recurso independentemente, no prazo e com observância das exigências legais.