Estava à espera ou à espera?
Índice
- Estava à espera ou à espera?
- Que a falta tem crase?
- Estou à procura de emprego tem crase?
- Quanto à sua solicitação tem crase?
- Pode ficar a vontade ou a vontade?
- Quem espera frase?
- Tem crase antes da palavra semana?
- Por que a crase é necessária?
- Como é obrigatório o uso da crase?
- Qual a condição mínima para o uso da crase?
- Será que está à espera de quê?
Estava à espera ou à espera?
O texto correcto é o primeiro. A expressão «Estar à espera» é seguida da preposição de. Note-se que com o verbo esperar, porém, se não usa a preposição. Diz-se «Espero que tudo corra bem», mas «Estou à espera de que tudo corra bem».
Que a falta tem crase?
A crase, representada pelo acento grave, ocorre quando há uma sequência de duas vogais iguais, que sofrem contração. A contração mais comum é a da preposição a e o artigo definido feminino a: a + a = à.
Estou à procura de emprego tem crase?
A procura ou à procura? Depende. Em "A procura dos criminosos durou dez dias", não há o acento da crase porque não há preposição (A procura dos criminosos = sujeito). Em "A polícia está à procura dos criminosos", devemos usar o acento grave porque à procura de é uma locução prepositiva.
Quanto à sua solicitação tem crase?
Uso facultativo da crase Em algumas situações, o uso da crase se torna facultativo. Antes de pronomes possessivos: Quanto a sua proposta, ainda não foi aprovada pela direção.
Pode ficar a vontade ou a vontade?
À vontade é uma locução adverbial, que tem a mesma função de um advérbio: alterar o sentido de um verbo. É muito utilizada para indicar descontração, relaxamento. “Ficar à vontade” é uma expressão que usamos para deixar alguém confortável.
Quem espera frase?
Frases de Espera
- O que vale a pena possuir, vale a pena esperar. ...
- Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso. ...
- Os que têm muito a esperar e nada a perder serão sempre perigosos. ...
- Dedica-se a esperar o futuro apenas quem não sabe viver o presente.
Tem crase antes da palavra semana?
Inadequação gramatical: Não se deve usar o acento indicador de crase entre os dias da semana sem determinante. O adequado, então, é “de terça a sexta” ou “de terça-feira a sexta-feira”. A ausência do acento indicador de crase ocorre em virtude da correlação de elementos sem determinante.
Por que a crase é necessária?
- Assim, a crase só é necessária quando temos o encontro da preposição a com outros termos específicos. Ou seja: o artigo definido “a/as”, os pronomes demonstrativos “aquilo/aquela (s)/aquele (s)”, e o pronome relativo “a qual/as quais”. É aí que aplicamos o acento grave para marcar a presença da crase na frase.
Como é obrigatório o uso da crase?
- Para melhor entendimento, é preciso lembrar que locuções adverbiais, prepositivas ou conjuntivas devem ter indicador de crase. Veja o exemplo: “Estou à procura de emprego”, por ser formada por uma palavra feminina (procura), é obrigatório o uso da crase. Estou à procura de um novo técnico para o time.
Qual a condição mínima para o uso da crase?
- E uma das principais regras para crase é justamente esse encontro dos “A” – então, “não se usa crase antes de substantivos masculinos”. Pelo simples motivo de que substantivo masculino pede artigo “o” e não o artigo “a”, e a condição mínima para o uso da crase e a contração entre duas vogais idênticas. Situação 02 – no fragmento “a um adulto”.
Será que está à espera de quê?
- «Está à espera de quê?» Ouve-se, constantemente, a interrogação «está à espera do quê?». Não deveria ser «está à espera de quê?»? A visita diária a esta página faz parte dos meus costumes. Felicito-vos pelo excelente trabalho na defesa do património linguístico português.