Estou há dois anos ou a dois anos?
Estou há dois anos ou a dois anos?
Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.
Qual o correto há anos ou a anos?
As duas expressões referem-se ao tempo. Não há diferença em sua pronúncia, mas as escritas trazem significados opostos. Enquanto uma diz respeito ao passado, a outra relaciona-se com o futuro. Usa-se o verbo haver para se referir a um tempo passado ou decorrido.
Como se escreve há 7 anos atrás?
Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado
- >> Truque: a palavra há, nesses casos, pode ser substituída pelo verbo fazer. Portanto, se ainda restar alguma dúvida, tente substituir a palavra por faz. ...
- Última dica:
- NUNCA use numa mesma frase “há… atrás“.
Como se escreve há um tempo atrás?
A utilização de “atrás” é redundante e deve ser evitada, principalmente na escrita, uma vez que o verbo “haver” (empregado no sentido de tempo decorrido) já possui essa significação. Portanto, opte por dizer/escrever: há pouco tempo ou dois anos atrás. Nunca juntos (há dois anos atrás), pelos motivos já expostos.
Como se escreve a 20 anos atrás?
Embora seja comumente utilizada pelos falantes da língua portuguesa, a expressão há vinte anos atrás é considerada como um pleonasmo vicioso. A expressão correta é há vinte anos.
Como se escreve a alguns anos?
Está errado escrever "a alguns anos" com o sentido de tempo passado, pois o "a" é usado para tempo futuro. Exemplo: "daqui a três anos eu vou viajar".
Como se escreve a 5 anos atrás?
Quando nos referimos a um tempo passado, cinco anos atrás, empregamos o verbo “haver”, que indica tempo decorrido e, sendo impessoal, não é flexionado: tanto faz que se trate de uma hora ou de quinhentos anos, fica sempre no singular.
Como se escreve a muito tempo atrás?
Você já sabe que ambas as frases estão incorretas, pois não se usa "atrás" em uma frase com o verbo "há" no sentido de tempo transcorrido. Portanto, nunca use "há tanto tempo atrás ou há tempo atrás". Prefira sempre usar "há tanto tempo ou há tempo".