Como surge a tendinite?
Índice
- Como surge a tendinite?
- Onde se dá a tendinite?
- Como saber Tenho tendinite?
- E tendinite?
- O que fazer para prevenir a tendinite?
- Qual o exame que detecta tendinite?
- Qual o médico que saber se a gente tem tendinite?
- Quando ocorre a tendinite?
- Como a tendinite afeta os ossos?
- Qual a causa das tendinites no atleta?
- Como fazer o diagnóstico da tendinite?

Como surge a tendinite?
A principal causa da tendinite é a lesão por esforço repetitivo, também chamada de LER. Ela acontece quando a pessoa usa muito uma determinada parte do corpo, como os braços, que servem para escrever à mão e digitar.
Onde se dá a tendinite?
Elas são caracterizadas pela presença de dor e inchaço em uma determinada articulação, por exemplo. Para melhor esclarecer, os tendões são as estruturas fibrosas que ligam os músculos aos ossos. Existem diversos tipos de tendinite, sendo as mais comuns em torno dos ombros, punhos, joelhos, cotovelos e calcanhares.
Como saber Tenho tendinite?
Quais são os sintomas de tendinite?
- dor no tendão que pode irradiar para a musculatura do entorno e que se torna mais forte conforme a área acometida é movimentada;
- sensação de que o tendão está crepitando quando se move;
- inchaço na região afetada;
- vermelhidão e calor na área acometida;
E tendinite?
A tendinite é uma inflamação que ocorre nos tendões. Pode ser por motivos de esforço repetitivo, sobrecarga ou até mesmo por causa de uma alimentação incorreta. Os tendões são fibras resistentes agrupadas que se situam entre os músculos e o osso. Possuímos tendões em todas as partes dobráveis do nosso corpo.
O que fazer para prevenir a tendinite?
A melhor maneira de prevenir a tendinite é realizar exercícios diários, a exemplo de alongamento e mobilizações orientadas por um fisioterapeuta. A atividade física moderada, com direito a fortalecimento da musculatura, também é uma grande aliada.
Qual o exame que detecta tendinite?
O diagnóstico da tendinite requer uma combinação entre um bom exame clínico, o levantamento da história do indivíduo, que vai evidenciar a prática de movimentos repetitivos, e exames complementares de imagem, como radiografia, ultra-sonografia e ressonância magnética da região afetada, que são capazes de apontar ...
Qual o médico que saber se a gente tem tendinite?
Para o diagnóstico e tratamento da tendinite o médico reumatologista é o mais indicado. Ele ajuda no tratamento de problemas inflamatórios das articulações e tecidos que as cercam (ossos, músculos, tendões e ligamentos).
Quando ocorre a tendinite?
- Também pode ocorrer quando os músculos e tendões não estão sendo suficientemente drenados, ocasionando a desidratação. Os primeiros sintomas da tendinite são as dores. Além disso, a pessoa fica incapaz de realizar alguns movimentos simples, como caminhar, subir e descer escadas.
Como a tendinite afeta os ossos?
- Caracterizada como a inflamação ou irritação de um tendão (parte final do músculo, como uma corda fibrosa que faz a fixação dos músculos aos ossos) 1, a tendinite costuma comprometer, usualmente, ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo, e pode ser aguda (história de dor recente – até 45 dias) ou crônica 2.
Qual a causa das tendinites no atleta?
- As causas mais comuns das tendinites num atleta são os traumatismos agudos nos quais um tendão é forçado para lá da sua normal amplitude de movimentos, causando dor, inchaço e inflamação.
Como fazer o diagnóstico da tendinite?
- Somado a um bom exame clínico, o diagnóstico da tendinite requer não apenas o levantamento da história do indivíduo – que vai evidenciar a prática de movimentos repetitivos – como também a realização de exames complementares de imagem, como radiografia, ultrassonografia e ressonância magnética da região afetada.