Vai a trabalho tem crase?
Índice
- Vai a trabalho tem crase?
- Vai a trabalho ou vai a trabalho?
- Foi a luta ou foi à luta?
- Como se escreve volta às aulas?
- Como se escreve a trabalho?
- Foi a luta tem crase?
- Foi a loja ou foi a loja?
- Quais situações exigem o uso da crase?
- Qual a condição mínima para o uso da crase?
- Por que a crase é facultativa?
- Qual a alternativa correta para preencher a crase?

Vai a trabalho tem crase?
Na frase 3, a crase ocorre porque o substantivo “aversão” exigiu a preposição “a” e o substantivo “atividade” admitiu o artigo feminino “a”. Na frase 4, “aversão” exige preposição “a”, mas “trabalho” é substantivo masculino, por isso não há crase.
Vai a trabalho ou vai a trabalho?
Olá! Não existe crase em "estou indo viajar a trabalho". A crase é originada da fusão de uma preposição (a) com um artigo feminino (a), resultando em "à". Logo, não há a menor possibilidade de se empregar "a" craseado antes de um termo masculino.
Foi a luta ou foi à luta?
Já a palavra “luta” é antecedida do artigo “a”. Assistir a + a luta = assistir à luta. Verbo ir: vai-se “a” algum lugar.
Como se escreve volta às aulas?
De acordo com as novas regras da ortografia, o correto é "volta às aulas", com crase. Isso ocorre por conta da regência do verbo "voltar", que por ser transitivo indireito, exige o uso da preposição "a", inclusive em suas conjugações.
Como se escreve a trabalho?
Significado de Trabalho substantivo masculino O emprego, o ofício ou a profissão de alguém: não tenho trabalho!
Foi a luta tem crase?
"Em 'E, voltando à sala' [trecho do enunciado], a crase é resultante da fusão da preposição a (regida pelo verbo) + artigo a. Em ' Vamos à luta' [letra D] e Trouxe dinamismo à história [letra E], a crase é resultado do mesmo processo (preposição a regida pelo verbo + artigo a", argumentou o cursinho.
Foi a loja ou foi a loja?
Correto: acesso a lojas (a qualquer loja) acesso às lojas (às lojas do Shopping) acesso a campos de futebol (qualquer campo de futebol)
Quais situações exigem o uso da crase?
- Veja abaixo exemplos de situações que exigem, sempre, o uso da crase. Ele vai dentista hoje à tarde. Às vezes eu falo demais. Entre e fique à vontade. Estou à procura de um emprego. Fiscalização à frente. João está à espera de uma vaga. Hoje temos feijão à moda mineira. À medida que o tempo passa, ela fica mais segura de si.
Qual a condição mínima para o uso da crase?
- E uma das principais regras para crase é justamente esse encontro dos “A” – então, “não se usa crase antes de substantivos masculinos”. Pelo simples motivo de que substantivo masculino pede artigo “o” e não o artigo “a”, e a condição mínima para o uso da crase e a contração entre duas vogais idênticas. Situação 02 – no fragmento “a um adulto”.
Por que a crase é facultativa?
- Às vezes, a presença da crase é facultativa. Ou seja, você pode escolher se quer ou não usar o acento grave. Esse é o caso, por exemplo, dos pronomes possessivos femininos como “minha”, “nossa” e “sua”. Assim, você pode escrever tanto “Fomos à minha cidade natal” quanto “Fomos a minha cidade natal.”
Qual a alternativa correta para preencher a crase?
- (Banespa) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto ao lado: "Recorreu ___ irmã e ___ ela se apegou como ___ uma tábua de salvação." Alternativa e: à - a - a. Recorreu à irmã. - A crase é usada antes de palavras femininas, quando marca a contração de preposição “a” com artigo definido “a”.