Em que sentido se destaca o pensamento dos pitagóricos e qual a sua especificidade no contexto dos Pré-socráticos?
Índice
- Em que sentido se destaca o pensamento dos pitagóricos e qual a sua especificidade no contexto dos Pré-socráticos?
- Quais as possíveis contribuições da filosofia para a compreensão da construção do conceito de homem e de sua participação no mundo?
- Quais foram os elementos essenciais para o surgimento da filosofia como um milagre grego?
- Em que sentido se destaca o pensamento de Pitágoras?
- Em que sentido e por que razões Pode-se dizer que o pensamento filosófico científico?
- O que é ver o mundo na sua compreensão e como a filosofia permite reaprender a ver?
- Qual foi a primeira reação contra os pitagóricos?
- Quais são as origens do pitagorismo?
- Por que Pitágoras foi filósofo?
- Qual era o estilo de vida das pitagóricas?

Em que sentido se destaca o pensamento dos pitagóricos e qual a sua especificidade no contexto dos Pré-socráticos?
03) Em que sentido se destaca o pensamento dos pitagóricos e qual a sua especificidade no contexto dos pré-socráticos? ... Representa a transição entre o pensamento jônico para o da escola italliana, mas também representa a permanência de elementos místicos e religiosos no pensamento filosófico.
Quais as possíveis contribuições da filosofia para a compreensão da construção do conceito de homem e de sua participação no mundo?
A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.
Quais foram os elementos essenciais para o surgimento da filosofia como um milagre grego?
A Filosofia grega surgiu a partir da poesia, da religião e das condições sociopolíticas. ... Essas características eram: poesia, religião e condições sociopolíticas.
Em que sentido se destaca o pensamento de Pitágoras?
Resposta: Para Pítágoras, tudo poderia ser explicado através dos números. Esta é uma forma mais formal de explicar a realidade, pois ao invés de usar emoção e fé, ele procura explicar tudo através da razão!
Em que sentido e por que razões Pode-se dizer que o pensamento filosófico científico?
Quando dizemos que o pensamento filosófico-científico surge nana Grécia, caracterizando-o como uma forma especifica de o homem tentar entender o mundo que o cerca, isto não quer dizer que anteriormente não houvesse também outras formas de se entender essa realidade.
O que é ver o mundo na sua compreensão e como a filosofia permite reaprender a ver?
VERDADEIRA FILOSOFIA E REAPRENDER A VER O MUNDO Ver o mundo significa desconstruir coisas, buscar interpreta-las, a filosofia não deixa de ser, olhar para o mundo, conhece-lo, questionar e não se deitar sobre o que foi dito ou construído, sem fundamento ou pelo senso comum.
Qual foi a primeira reação contra os pitagóricos?
- A primeira reação contra os Pitagóricos foi liderada por Cylon e provocou a transferência de Pitágoras de Crotona para a cidade de Metaponto, onde residiu até à sua morte, no final do séc. VI ou no início do séc. V a.C. Na Magna Grécia, isto é, nas colônias fundadas pelos gregos na Itália, a Ordem Pitagórica se manteve poderosa até à metade do séc.
Quais são as origens do pitagorismo?
- Nela ainda são perpetuados o conhecimento da numerologia, a compreensão dos significados dos números para entender a realidade humana e cósmica, bem como a prática gnóstica da iniciação nos mistérios para libertação da alma. Estas, portanto, são as origens, os modos e os desdobramentos históricos do que chamamos de pitagorismo.
Por que Pitágoras foi filósofo?
- Aristóteles afirmou que Pitágoras foi o criador da palavra filósofo (amante da sabedoria), o que atesta a sua defesa de uma busca pela sabedoria como modo de evoluir. Assim como todos os elementos naturais, a música era, na visão pitagórica, uma relação numérica.
Qual era o estilo de vida das pitagóricas?
- As seitas pitagóricas privilegiavam um estilo de vida em comum, tanto no que tange às propriedades quanto às ações coletivas. As refeições eram feitas em comum e a amizade era a virtude mais elogiada, já que, juntos, os homens poderiam evoluir pelo saber.