adplus-dvertising

Como podemos classificar o verbo querer usado pela Mafalda?

Índice

Como podemos classificar o verbo querer usado pela Mafalda?

Como podemos classificar o verbo querer usado pela Mafalda?

O verbo querer no sentido de “desejar”, “ter vontade de”, “cobiçar” é transitivo direto. E no sentido de “ter afeição”, “estimar”, “amar” é transitivo indireto. Observe a fala da Mafalda no primeiro quadrinho: a.

Qual a regência correta do verbo namorar?

O verbo namorar é transitivo direto, logo não requer preposição em seu complemento, sendo assim, concluímos que “quem namora, namora alguém”, não “com alguém”.

Qual a regencia do verbo ensinar identifique os seus complementos?

Tal verbo tem duas regências cultas, quando transitivo direto e indireto: ensina-se algo a alguém ou ensina-se alguém a (verbo no infinitivo) algo. Exemplos: – O professor conseguiu ensinar Matemática aos alunos.

Qual a classificação do verbo querer?

O verbo querer é um verbo irregular, apresentando alterações no seu radical e nas suas terminações quando conjugado. Em diversas formas verbais, o radical quer- transforma-se em quis-: nós quisemos, eles quiseram, quando eles quiserem, se eu quisesse,...

Como se classifica o verbo ficar quanto a predicação?

Com relação à predicação, os verbos podem ser classificados em transitivos diretos, indiretos, diretos e indiretos, intransitivos e de ligação.

Qual a regência do verbo perdoar?

Esse verbo, assim como o verbo PAGAR, é transitivo direto para complementos que denotem o que é pago ou perdoado, ou seja, a “coisa” que se paga ou que se perdoa. ...

É preciso se lembrar ou Lembrar-se?

Nós temos duas opções: lembrar ou lembrar-se. A diferença é a regência. Lembrar é um verbo transitivo direto: "Ela lembrava as datas com carinho"; Lembrar-se (a forma pronominal) é transitivo indireto: "Ela se lembrava das festas".

Qual o sentido do verbo namorar?

Como intransitivo – isto é, sem complemento verbal – o verbo namorar pode ser utilizado no sentido de “andar de galanteios, ter namorado(a)”: ... No sentido de “sentenciar, proferir sentença condenatória contra”, este verbo é transitivo direto (de pessoa) e indireto: condenar alguém a.

Quais são os complementos do verbo ensinar?

De qualquer modo, o uso da preposição a não se restringe a uma ou a outra função (complemento directo ou complemento indirecto) nem está dependente dos sentidos atribuídos a ensinar: o de «instruir», o de «dar a saber», o de «mostrar» ou o de «leccionar».

Postagens relacionadas: