O que é a Teoria do Conhecimento?
Índice
- O que é a Teoria do Conhecimento?
- O que é a Teoria do Conhecimento de Platão?
- Qual a importância da Teoria do Conhecimento para a filosofia?
- O que significa epistemologia ou teoria do conhecimento?
- Como se divide a teoria do conhecimento?
- Qual o ponto de partida da teoria do conhecimento?
- Para que serve o conhecimento científico na nossa vida?
- Qual a origem da teoria do conhecimento?
- Qual é a teoria responsável pelo conhecimento?
- Qual a relação com o conhecimento?
- Por que o conhecimento deve ser verdadeiro?

O que é a Teoria do Conhecimento?
A Teoria do Conhecimento (ou Epistemologia) é aquela disciplina filosófica que trata em geral do conhecimento (e também de conceitos adjacentes como justificação, dúvida, certeza, crença, etc.).
O que é a Teoria do Conhecimento de Platão?
Segundo Platão, atingir o conhecimento implica converter o sensível ao inteligível – ou seja, despertar, reviver e relembrar esse conhecimento esquecido. Dessa forma, a alma se liberta das aparências para se abrir ao conhecimento das ideias verdadeiras.
Qual a importância da Teoria do Conhecimento para a filosofia?
A teoria do conhecimento busca compreender o modo pelo qual o homem conhece as coisas. ... O método adotado pela filosofia para resolver esse problema é a divisão do assunto em duas partes: fontes primeiras e possibilidades de conhecimento.
O que significa epistemologia ou teoria do conhecimento?
Epistemologia é o nome dado ao estudo do conhecimento e suas formas. Tenta descobrir como o conhecimento é adquirido pelas pessoas a partir dos princípios da crença, verdade e justificativa. Atualmente é compreendida como a Teoria do Conhecimento, mas nem sempre foi assim.
Como se divide a teoria do conhecimento?
Costuma-se dividir a teoria do conhecimento em geral e especial. A primeira investiga a relação do pensamento com o objeto em geral. A segunda toma como objeto de uma investigação crítica os axiomas e conceitos funda- mentais em que se exprime a referência de nosso pensa- mento aos objetos.
Qual o ponto de partida da teoria do conhecimento?
O Conhecimento faz- se presente a partir do instante em que as experiências humanas acontecem no mundo inteligível, relativo à razão como base de sua formação.
Para que serve o conhecimento científico na nossa vida?
O conhecimento científico é extremamente importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O conhecimento científico gerado por uma determinada sociedade consolida o saber e desafia as estruturas cristalizadas, tidas como verdades absolutas.
Qual a origem da teoria do conhecimento?
- Como disciplina da filosofia, a teoria do conhecimento surgiu na Idade Moderna, tendo como fundador o filósofo inglês John Locke. Gnosiologia ou gnoseologia (do grego gnosis, "conhecimento", e logos, "discurso") está relacionada ao ato de conhecer, a partir da relação entre dois elementos: o SUJEITO - aquele que conhece (ser cognoscente)
Qual é a teoria responsável pelo conhecimento?
- Trata-se, ao mesmo tempo, de uma concepção filosófica e um pensamento de resultados prática na forme de se desenvolver o conhecimento. Por isso, é a teoria responsável por pensar no conhecimento por si só, e não no conteúdo deste conhecimento propriamente dito.
Qual a relação com o conhecimento?
- A relação com o conhecimento se dá a partir de verdades inquestionáveis (dogmas) orientadas pela razão. Tudo pode ser conhecido. Compreende que o sujeito não dá conta de apreender o objeto. Há limites para o conhecimento e para a razão humana. É impossível um conhecimento total.
Por que o conhecimento deve ser verdadeiro?
- Inferimos então que um conhecimento, para ser verdadeiro, dentro desta concepção, deve ser acreditado à luz de algum critério que seja aceito por todos. Dessa forma, sim, segundo Platão, pode-se construir um conhecimento capaz de transcender o particular e o tempo, capaz, finalmente, de alcançar o inteligível.