Qual é a teoria política de Platão?
Índice
- Qual é a teoria política de Platão?
- Qual era o papel da filosofia na política de Platão?
- Qual é a teoria política de Maquiavel?
- Qual é a importância de Platão para a filosofia?
- Qual o objetivo da política de Platão?
- Como Platão se preocupou com a política?
- Qual a origem da filosofia de Platão?
- Quais são as teses políticas de Platão e Aristóteles?

Qual é a teoria política de Platão?
A concepção política de Platão, segundo Helferich (2006), é basicamente idealista. Ele idealiza uma cidade opulenta e saudável em que cada um atue conforme sua natureza e no momento oportuno. Esta seria sua cidade ideal. Esta seria sua cidade justa.
Qual era o papel da filosofia na política de Platão?
Platão era avesso à democracia como forma de governo e acreditava que a aristocracia chefiada pelo melhor e mais apto (o rei filósofo) deveria ser o governo adotado na cidade perfeita. Para saber mais sobre a obra e as diferentes contribuições filosóficas platônicas, acesse: Platão.
Qual é a teoria política de Maquiavel?
Ele é, de fato, considerado o "pai da moderna teoria política". Maquiavel defende a ideia de que um estado forte depende de um governante eficaz, e para que ele seja bom, ele deve ter boas habilidades políticas. ... Maquiavel se preocupava em manter o Estado, por isso deixa conselhos para o soberano sobre como o fazer.
Qual é a importância de Platão para a filosofia?
No período antropológico, que começou por meio das ideias de Sócrates, Platão teve uma participação preponderante em razão da teoria idealista, além de ter sido um biógrafo de excelência de Sócrates. O filósofo foi o responsável pela criação do chamado mundo das ideias e das formas, fundando o pensamento metafísico.
Qual o objetivo da política de Platão?
- O objetivo da política, para Platão, é exatamente corrigir essa injustiça. É tornar justo aquilo que é injusto. A concepção política de Platão, segundo Helferich (2006), é basicamente idealista. Ele idealiza uma cidade opulenta e saudável em que cada um atue conforme sua natureza e no momento oportuno. Esta seria sua cidade ideal.
Como Platão se preocupou com a política?
- Podemos dizer, grosso modo, que Platão se preocupou mais em analisar como a política deve ser. Já Aristóteles se preocupou mais em analisar como a política é de fato.
Qual a origem da filosofia de Platão?
- De origem aristocrática, Platão concebe um seu posicionamento teórico de valorização da reflexão filosófica o leva a conceber uma “sofocracia” (etimologicamente, “poder da sabedoria”). Segundo ele, os homens comuns são vítimas do conhecimento imperfeito, da “opinião”, e, portanto, devem ser dirigidos por homens que se distinguem pelo saber.
Quais são as teses políticas de Platão e Aristóteles?
- Entre os pontos convergentes das teses políticas de Platão e Aristóteles podemos destacar o fato de ambos aceitarem que uma sociedade dividida em estamentos (em que cada indivíduo exerce da melhor maneira possível aquilo que lhe é determinado pela sua natureza) é uma sociedade justa.