O que se deve fazer para evitar a eritroblastose fetal?
Índice
- O que se deve fazer para evitar a eritroblastose fetal?
- Como é feito o diagnóstico laboratorial da eritroblastose fetal?
- Quais as condições necessárias para que ocorra a DHRN?
- Quais são as condições necessárias para ocorrência de eritroblastose fetal e qual o procedimento usual para salvar a vida de um recém-nascido com a doença?
- O que pode provocar a eritroblastose fetal?
- Quais os exames laboratoriais que podem ser requisitados para elucidação dos casos de DHRN?

O que se deve fazer para evitar a eritroblastose fetal?
Para impedir estas complicações no bebê, a mulher deve fazer todas as consultas e exames de pré-natal, uma vez que é possível identificar o risco da eritroblastose fetal, iniciando-se o tratamento, que inclui uma injeção com imunoglobulinas para evitar o surgimento da doença no bebê.
Como é feito o diagnóstico laboratorial da eritroblastose fetal?
O diagnóstico de Eritroblastose Fetal pode ser feito durante a gravidez ou após o nascimento através de exames. A patologia pode ser identificada clinicamente com a investigação dos tipos sanguíneos dos pais e com a procura de anticorpos anti-Rh na mãe.
Quais as condições necessárias para que ocorra a DHRN?
Esse distúrbio pode ocorrer se o sangue da mãe for incompatível (entra em conflito) com o sangue do feto. O diagnóstico toma por base exames de sangue da mãe e, às vezes, do pai. Às vezes, imunoglobulina é administrada à mãe durante a gestação para ajudar a prevenir essa doença no recém-nascido.
Quais são as condições necessárias para ocorrência de eritroblastose fetal e qual o procedimento usual para salvar a vida de um recém-nascido com a doença?
Normalmente, os cuidados com o recém-nascido afetado pela doença envolvem a fotossensibilização (luz néon, que destrói a bilirrubina) e a substituição do sangue Rh+ da criança por sangue Rhֿ. A maioria das hemorragias transplacentais ocorre na hora do parto.
O que pode provocar a eritroblastose fetal?
A eritroblastose fetal resulta classicamente da incompatibilidade aos antígenos Rho(D), que pode se desenvolver quando uma mulher com tipo sanguíneo Rh negativo engravida de um homem Rh positivo e concebe um feto com sangue também Rh positivo, às vezes resultando em hemólise.
Quais os exames laboratoriais que podem ser requisitados para elucidação dos casos de DHRN?
Nessas situações, a mãe realiza exames de sangue periódicos durante a gestação para verificar os níveis de anticorpos anti-Rh. Nada mais precisa ser feito, enquanto anticorpos não forem detectados. Se os exames detectarem anticorpos, são realizados exames de sangue especiais na mãe e no feto durante a gestação.