O que é a civilização cretense?
Índice
- O que é a civilização cretense?
- Quando surgiu a civilização cretense?
- Como ficou conhecida a civilização cretense?
- Quais os principais aspectos da civilização cretense ou minóica?
- Que povo dominou os cretense e qual civilização surgiu?
- Qual a importância da civilização cretense para os gregos no início de sua formação?
- O que causou o declínio da civilização micênica?
- O que causou o fim da civilização creto micênica?
- Quais as características principais da civilização cretense?
- Quando foi descoberta a civilização Creta?
- Quando começou a civilização grega?
- Qual a história de Creta?

O que é a civilização cretense?
Fixando-se na região sul da Grécia, os cretenses são considerados, entre outros povos, responsáveis pela formação da civilização grega. A ilha de Creta foi palco do surgimento de uma cultura rica e de uma economia sustentada pelo comércio marítimo.
Quando surgiu a civilização cretense?
A ilha de Creta, localizada no mar Egeu, começou a ser habitada por seres humanos por volta de nove mil anos atrás, durante o Período Neolítico. A civilização que os cretenses desenvolveram só começou a tomar forma a partir de 3000 a.C. Nesse período, eles utilizavam o bronze na produção de seus objetos.
Como ficou conhecida a civilização cretense?
A Civilização Cretense, também conhecida como civilização minóica, tem suas origens um pouco desconhecidas. De acordo com alguns pesquisadores da área, algumas das populações que habitavam a Ásia menor, navegaram até a ilha de Creta e por lá se instalaram.
Quais os principais aspectos da civilização cretense ou minóica?
A civilização cretense (ou minoica), que foi antepassada da civilização dos gregos, era marcada por um modelo religioso politeísta, pelo predomínio do comércio como principal atividade econômica (em detrimento da agricultura, por exemplo) e pela centralização política na figura das monarquias tradicionais.
Que povo dominou os cretense e qual civilização surgiu?
Provavelmente por volta do século XIV a.C., Creta foi dominada pelos aqueus, povo que invadiu a região da Grécia e estabeleceu-se na cidade de Micenas. Da união de culturas dos dois povos surgiu a civilização creto-micênica, ponto de partida para a brilhante cultura grega.
Qual a importância da civilização cretense para os gregos no início de sua formação?
Resposta: Eles contribuíram para formar um estilo de vida urbano e comercial, além de ensinar técnicas agrícolas e navais aos Aqueus, Jônios e Eólios, dando origem à sociedade creto-micênica, que foi destruída com a chegada dos Dórios, último grupo de indo-europeus a chegar na Grécia.
O que causou o declínio da civilização micênica?
A tradição atribui o desaparecimento dos micênicos à chegada dos dórios. O que ocorre é que com a decadência da civilização micênica, acaba o poder marítimo de Creta, a ilha se divide em cidades-estado e se torna uma parte sem importância do mundo grego.
O que causou o fim da civilização creto micênica?
A cultura micênica desenvolveu-se na Península Balcânica e, através do mar, se expandiu e se difundiu. Os aqueus, ao invadirem a Ilha de Creta, destruíram a civilização Minoica.
Quais as características principais da civilização cretense?
- Características principais da civilização cretense: - Economia baseada, principalmente, no comércio marítimo. Havia também a prática da agricultura, principalmente o cultivo de uvas, azeitonas e trigo. - Período relativamente pacífico (poucas guerras ou conflitos relatados sociais). - Período marcado pela construção de importantes palácios reais.
Quando foi descoberta a civilização Creta?
- Essa civilização só foi descoberta por meio de escavações arqueológicas realizadas em Creta no começo do século XX, dando início a uma série de estudos sobre ela, que tinha no comércio marítimo o seu principal modo de sustento. Os cretenses começaram a desenvolver-se a partir de 3000 a.C., no entanto, seu auge deu-se de 2000 a.C. a 1500 a.C.
Quando começou a civilização grega?
- Por Me. Cláudio Fernandes. As civilizações cretense e micênica, ou minoica e micênica, desenvolveram-se por volta de 2000 a. C., na região que compreende o extremo sul da Grécia, tendo assim precedido as cidades-estado da civilização grega, como Tebas, Atenas e Esparta.
Qual a história de Creta?
- A expansão marítima e o consequente contato com várias civilizações desenvolvidas da época levaram os cretenses a construir uma grandiosa civilização. Não há muitas informações sobre a história de Creta, pois a escrita minóica, que era utilizada pelo povo cretense, ainda não foi totalmente decifrada.