adplus-dvertising

Qual o princípio da espectroscopia de infravermelho?

Índice

Qual o princípio da espectroscopia de infravermelho?

Qual o princípio da espectroscopia de infravermelho?

A espectroscopia no infravermelho se baseia no fato de que as ligações químicas das substâncias possuem frequências de vibração específicas, as quais correspondem a níveis de energia da molécula (chamados nesse caso de níveis vibracionais).

O que é a espectroscopia no infravermelho?

O espectro no infravermelho é baseado nas vibrações moleculares, mede diferentes tipos de vibrações entre átomos de acordo com suas ligações interatômicas, observando-se a absorção ou espalhamento dessa radiação. O objetivo da espectroscopia de absorção no IV é a determinação dos grupos funcionais de um material dado.

Para que serve o espectro de infravermelho?

A espectroscopia de infravermelho (espectroscopia IV) é um tipo de espectroscopia de absorção que usa a região do infravermelho do espectro eletromagnético. Como as demais técnicas espectroscópicas, ela pode ser usada para identificar um composto ou investigar a composição de uma amostra.

Como funciona um espectrofotômetro infravermelho?

Em um espectrômetro infravermelho a luz infravermelha passa através de uma molécula orgânica e produz um espectro com o traçado da quantidade de luz transmitida no eixo vertical comparado com o comprimento de onda da radiação infravermelha no eixo horizontal.

O que é absorção na região do infravermelho?

A absorção de radiação no infra- vermelho é, como outros processos de absorção, um processo quantizado. Uma molécula absorve apenas frequências (energias) selecionadas de radiação do infravermelho. A absorção de radiação no infraver- melho corresponde a alterações de energia da ordem de 8 a 40 kJ/mol.

O que é um espectroscopia?

A espectroscopia refere uma pletora de técnicas diferentes que empregam a radiação a fim obter dados na estrutura e nas propriedades da matéria, que é usada resolvendo uma grande variedade de problemas analíticos.

Para que servem os espectros?

A espectroscopia representa uma técnica de medida científica para o estudo da matéria com sua interacção com os componentes diferentes do espectro eletromagnético. ... O resultado de tal interacção permite que os pesquisadores pressupor a informação analítica na estrutura atômica ou molecular da matéria.

Quais são as três regiões do infravermelho?

Ö a do infravermelho próximo; Ö a do infravermelho médio ou fundamental; Ö a do infravermelho distante, em relação às diferentes técnicas instrumentais como aos diferentes tipos de informações que podem ser obtidas em cada uma delas.

Quais são e como são os tipos de vibração do infravermelho?

Espectroscopia de Absorção no Infravermelho (IRS). Basicamente, as vibrações moleculares podem ser classificadas em dois tipos: vibrações de deformação axial (stretching) e de deformação angular (bending), conforme mostrado na Fig. 1.

Qual é a região do infravermelho?

Por esse motivo, essa radiação não pode ser percebida pelo olho humano. O infravermelho possui comprimento de onda entre 1 μm (1 x 10 – 6m) e 1 mm ( 1 x 10-3m) e não é uma radiação ionizante, ou seja, não oferece riscos à saúde humana.

Quais as vantagens da espectrometria de infravermelho próximo?

  • As vantagens da espectrometria de infravermelho próximo estão claramente na maior profundidade de penetração da luz de infravermelho próximo, devido à sua maior energia e, portanto, manuseio mais fácil. A preparação de amostras em espectrometria de infravermelho próximo também consome muito menos tempo e não requer extração a montante ou similar.

Qual a diferença entre espectroscopia e infravermelho?

  • Devido a essas diferenças, a espectroscopia no infravermelho é superior em alguns casos e em outros a espectroscopia Raman oferece espectros mais úteis. De modo geral, pode-se dizer que as espectroscopias Raman e infravermelho são técnicas complementares.

Qual o espectro infravermelho de um composto?

  • O espectro infravermelho de um composto químico é considerado uma de suas propriedades físico-químicas mais características e, por conta disto, a espectroscopia na região do infravermelho tem extensa aplicação na identificação dos compostos.

Qual a diferença entre os espectros Raman e infravermelho?

  • Em decorrência disso, os espectros obtidos apresentam diferenças significativas: quando da ocorrência de um mesmo pico nos espectros Raman e no infravermelho observa-se que o seu tamanho relativo nos espectros é muito diferente. Existe, também, o caso onde um certo pico aparece em um espectro e é totalmente ausente em outro.

Postagens relacionadas: