Em que a doutrina espírita se baseia?
Índice
- Em que a doutrina espírita se baseia?
- Por que a doutrina espírita é conhecida como doutrina dos Espíritos?
- Qual o tripé da Doutrina espírita?
- O que é a mediunidade no Espiritismo?
- O quê o Espiritismo diz sobre a ciência?
- Quais são as divisões do Espiritismo?
- O que é a morte para o Espiritismo?
- Qual a Doutrina Espírita?
- Qual o Evangelho segundo o Espiritismo?
- O que é o Espiritismo?
- Qual o seu principal intuito como espírita?

Em que a doutrina espírita se baseia?
Quais os principais preceitos? O Espiritismo tem três preceitos fundamentais: o da evolução do espírito através da reencarnação, o da existência de vida em outros mundos e o da prática mediúnica como forma de comunicação entre os vivos e os mortos.
Por que a doutrina espírita é conhecida como doutrina dos Espíritos?
O termo espiritismo (do francês antigo "spiritisme", onde "spirit": espírito + "isme": doutrina) surgiu como um neologismo, mais precisamente uma palavra-valise, criada pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (conhecido por Allan Kardec) para nomear especificamente o corpo de ideias por ele sistematizadas ...
Qual o tripé da Doutrina espírita?
A Doutrina Espírita é de natureza tríplice, pois abrange princípios filosóficos (é uma “filosofia espiritualista”1), científicos e religiosos ou morais. Daí Allan Kardec afirmar: O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica.
O que é a mediunidade no Espiritismo?
Mediunidade, ou canalização, designa a alegada comunicação entre humanos e espíritos; ou a manifestação espiritual via corpo físico que não lhe pertence.
O quê o Espiritismo diz sobre a ciência?
Existe avaliação científica sobre os fenômenos que a doutrina espírita alega serem verdadeiros? Como disse, o espiritismo parte do pressuposto de que ciência se faz através de inúmeros experimentos, da metodologia experimental, analisada segundo critérios próprios.
Quais são as divisões do Espiritismo?
A opção espírita engloba os kardecistas (2.262.401), adeptos de umbanda (397.431) e candomblé (127.582), seitas estas de origem afro, além de outras como xamanismo e santo daime com menor número de seguidores, seitas que pressupõem conhecimento e uso de forças sobrenaturais.
O que é a morte para o Espiritismo?
Segundo o Espiritismo, a morte é “[…] uma simples mudança de estado, a destruição de uma forma frágil que já não proporciona à vida as condições necessárias ao seu funcionamento e à sua evolução.
Qual a Doutrina Espírita?
- A doutrina espírita se propõe a estabelecer um diálogo entre a ciência, a filosofia e a religião, visando à obtenção de uma forma original que, a um só tempo, fosse mais abrangente e mais profunda, para desta forma melhor compreender a realidade.
Qual o Evangelho segundo o Espiritismo?
- “O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.” Allan Kardec (O Evangelho Segundo o Espiritismo – cap. VI – 4)
O que é o Espiritismo?
- Allan Kardec (O que é o Espiritismo – Preâmbulo) “O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.”
Qual o seu principal intuito como espírita?
- O seu principal intuito como espírita era dar algum suporte à espiritualidade humana numa época em que a ciência avançava a passos largos e as religiões perdiam cada vez mais adeptos. Kardec julgava ter encontrado um novo modo de pensar o real, que uniria, de forma ponderada, a ascendente ciência e a decadente religião.