Em que período Estendeu-se o Realismo no Brasil?

Em que período Estendeu-se o Realismo no Brasil?
O Realismo no Brasil teve o seu início, oficialmente, em 1881, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de seu mais célebre autor, Machado de Assis. Essa escola somente entra em declínio com o surgimento do Parnasianismo, por volta de 1890.
Por que o realismo ocorre no Brasil?
- No Brasil, o realismo ocorre apenas na prosa – não houve poesia realista como em Portugal e França. A correspondência poética ao Realismo, no Brasil, foi o Parnasianismo.
Como é o realismo em Portugal?
- O Realismo em Portugal, por sua vez, tem enfoque no combate ao Romantismo e a sua idealização da sociedade, bem como no ataque à burguesia, à monarquia e ao clero. Assim, tenta mostrar como a mentalidade romântica ilude as pessoas e como era preciso dar espaço à ciência.
Quais são os autores do realismo?
- Machado e Pompeia são os autores em cujas obras as características do realismo são marcantes. Além de ambos, no período realista Aluísio Azevedo, Rodolfo Teófilo e Visconde de Taunay transportam em alguns trabalhos marcas realistas.
Qual o fundamento teórico do realismo brasileiro?
- O realismo brasileiro acompanha os fundamentos teóricos do realismo europeu: a filosofia positivista de Auguste Comte – defende um olhar científico para analisar comportamentos sociais; o cientificismo – valorização das ciências exatas e sociais; o darwinismo – teoria que afirma que só os mais, fortes, adaptados, sobrevivem;