Quando surgiu a obsolescência programada?

Quando surgiu a obsolescência programada?
A obsolescência programada foi criada na década de 1920, pelo então presidente da General Motors, Alfred P. ... Sloan. Ele procurou atrair os consumidores a fazerem constantes substituições, tendo como apelo a mudança anual de modelos e acessórios de seus veículos.
O que é obsolescência psíquica?
A Obsolescência perceptiva também é conhecida como obsolescência psicológica ou de desejabilidade. Ela ocorre quando um produto, que funciona perfeitamente, passa a ser considerado obsoleto devido ao surgimento de outro, com estilo diferente ou com alguma alteração em sua linha de montagem.
Qual a consequência da obsolescência programada?
- A obsolescência programada tem conseqüências ambientais e sociais. No nível ambiental, o estímulo ao consumo gera uma grande quantidade de resíduos que afeta pessoas e ecossistemas. Do ponto de vista social, aumentam as desigualdades entre os países de maior renda e os menos desenvolvidos.
Quais são os exemplos desse tipo de obsolescência?
- Os exemplos mais importantes desse tipo de obsolescência são encontrados na indústria de moda e automóveis. A obsolescência programada como prática comum dos processos industriais tem sérias conseqüências para o meio ambiente e a sociedade. Incêndio em aterro sanitário de Agbogbloshie (Gana).
Qual é a obsolescência técnica do produto?
- Tal caso é representativo da obsolescência técnica, quando as condições de uso do produto obrigam uma nova compra. Além desse tipo, existe também a obsolescência psicológica, quando o consumidor, mesmo tendo um produto em bom estado de conservação, resolve comprar um novo e descartar o antigo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Como ocorre a obsolescência perceptiva?
- Segundo Layrargues (2005, p. 183), obsolescência perceptiva acontece quando as pessoas são induzidas a consumir bens que se tornam obsoletos antes do tempo, tendo em vista que atualmente os produtos saem das fábricas com tempo de validade “vencido”.