adplus-dvertising

Para que era usada a arte rupestre?

Índice

Para que era usada a arte rupestre?

Para que era usada a arte rupestre?

A arte rupestre geralmente possui a técnica e a temática relacionadas com a caça e a vida cotidiana. Por vezes, ela apresenta motivos abstratos. Uma das hipóteses mais aceitas é de que certas imagens possuíam cunho ritualístico ou mágico, no qual pintar seria um rito propiciatório para garantir o êxito do caçador.

Onde é feito a pintura rupestre?

As pinturas rupestres foram feitas em rochedos e paredes de cavernas durante a pré-história, período que antecedeu a escrita. Nesta época, o homem era nômade e alimentava-se de frutos, peixes e pequenos animais.

Quais materiais eram utilizados nas pinturas rupestres?

  • (Foto: Wikipedia) Nas pinturas rupestres eram utilizados carvão, argila de várias cores e minerais triturados, materiais encontrados facilmente na natureza. Acredita-se ainda que utilizavam substâncias como sangue, clara de ovo, ceras, resinas vegetais, excrementos e gordura animal, além de saliva humana para ajudar na fixação do pigmento.

Qual a origem da arte rupestre?

  • A arte rupestre é o termo designado para as produções artísticas dos seres humanos que viveram durante a pré-história. Surgida ainda no Paleolítico , período que compreende o surgimento da humanidade até cerca de 10.000 a.C., a arte rupestre continuou sendo praticada até o período seguinte, conhecido como Neolítico .

Qual o significado desses desenhos rupestres?

  • Devido a esse caráter documental, alguns acadêmicos sugerem chamar as representações de “registros rupestres” ao invés de “arte”, dado à controvérsia sobre o significado desse termo. Os desenhos tratavam basicamente do cotidiano dos habitantes locais. Eram representados muitos animais, plantas e pessoas.

Quais são as ramificações da arte rupestre?

  • Há cenas de caráter mágico e ritualístico, e representações de símbolos, conceitos, crenças e valores. Além disso, há formas abstratas que, muito provavelmente, colaboram para uma narrativa relacionada a outros desenhos. Dentro da Arte Rupestre, há duas ramificações: a Pintura Rupestre e a Gravura Rupestre.

Postagens relacionadas: