Quando foi criado o INPS no Brasil?

Quando foi criado o INPS no Brasil?
1966 A criação do INPS, em 1966, configurou uma medida de racionalização administrativa sem alterar a tendência do período anterior de expansão dos serviços, em particular, da assistência médica e da cobertura previdenciária.
O que foi o INPS como e quando foi criado?
O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) do Brasil foi criado no ano de 1966, originando-se da fusão de todos os Institutos de Aposentadoria e Pensões existentes à época. ... 1934 – IAPB – Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários (Decreto nº 24.615, de 9 de julho de 1934);
Como foi criado o INPS do Brasil?
- O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) do Brasil foi um órgão público previdenciário federal brasileiro criado em 1966 [nota 1] a partir da fusão dos ...
Qual a primeira fase de atuação do INPS?
- Outro aspecto importante dessa primeira fase de atuação do INPS foi a incorporação, em 1967, do seguro contra acidentes de trabalho, antiga reivindicação dos trabalhadores que esbarrava na resistência das companhias privadas de seguro.
Quais são os benefícios do INPS?
- Esses benefícios consistiam em aposentadorias (por invalidez, velhice ou tempo de serviço), pensões, auxílios (natalidade, doença, funeral etc.), abonos, pecúlios, salários-família, salários-maternidade e seguros por acidente de trabalho. Os recursos do INPS provinham das contribuições dos empregados, dos empregadores e da União.
Quais os encargos do INPS?
- O INPS incluiu entre seus encargos o salário-maternidade, até então de responsabilidade das empresas, pretendendo com isso evitar a discriminação da mulher no mercado de trabalho. Os maiores de 70 anos e os inválidos foram amparados, e os trabalhadores rurais receberam o direito a auxílio por acidente de trabalho.