O que é medula óssea e qual a sua importância?

O que é medula óssea e qual a sua importância?
É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido popularmente por “tutano”. A medula óssea desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das células sanguíneas, pois é lá que são produzidos os leucócitos (glóbulos brancos), as hemácias (glóbulos vermelhos), e as plaquetas.
Qual é a importância da medula espinhal?
A sua função é conduzir os impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzindo os impulsos e coordenando as atividades musculares e reflexos.
Quais são os tipos de medula óssea?
- Existem dois tipos de medula óssea: medula óssea vermelha (também conhecida como tecido mielóide) e medula óssea amarela (tecido adiposo). Ambos os tipos de medula óssea são altamente vasculares e enriquecidos com numerosos vasos sanguíneos e capilares.
Por que a medula óssea é imprescindível para sobreviver?
- A medula óssea é imprescindível para a sobrevivência do homem. É nela que o organismo produz praticamente todas as células do sangue. Sem a medula dos ossos, é impossível sobreviver. É nela que o organismo produz praticamente todas as células do sangue: glóbulos vermelhos, plaquetas e a maior parte dos glóbulos brancos.
Como é feita a doação da medula óssea?
- A doação da medula óssea é feita sob anestesia, num centro cirúrgico. A medula que será transplantada é obtida através de agulhas que são introduzidas nos ossos da bacia do doador. Retira-se no máximo 15% da medula do doador, sem que isso traga qualquer prejuízo para a sua saúde. O procedimento dura cerca de duas horas.
Como a medula óssea pode ser vermelha ou amarela?
- A medula óssea pode ser vermelha ou amarela. A primeira é responsável pela produção das células do sangue, enquanto que a segunda é formada apenas por gordura e não produz células sanguíneas. Nos bebês recém-nascidos, a medula óssea é toda vermelha.