adplus-dvertising

Quais são as partes construtivas de uma máquina de corrente contínua?

Índice

Quais são as partes construtivas de uma máquina de corrente contínua?

Quais são as partes construtivas de uma máquina de corrente contínua?

É constituída por:

  • Rotor.
  • Anel comutador.
  • Estator.
  • Escovas.
  • Operando como gerador de corrente contínua;
  • Operando como motor de corrente contínua.

Onde podemos encontrar os motores de corrente contínua?

Eles são motores que possuem imãs permanentes ou então têm campo e armadura, neste caso não possuem ímãs permanentes. Os motores de corrente contínua são muito usados e possuem diversas aplicações como por exemplo, brinquedos, eletrodomésticos, máquinas industriais, veículos elétricos, entre outros.

Quais são os tipos de excitação de campo nas máquinas de corrente contínua?

As máquinas de excitação composta ou "compound" dispõem de dois enrolamentos de excitação: um enrolamento série (E-F) e um enrolamento paralelo (C-D) (fig. 1.5).

Qual é o nome usado para excitação paralela de máquinas CC?

Quando o gerador fornece a sua própria excitação, ele é chamado de gerador auto-excitado. Se o seu campo estiver ligado em paralelo com a armadura, ele é chamado de gerador shunt ou em derivação (Fig. 3-12(a)). Quando o campo está em série com a armadura, o gerador é chamado de gerador série (Fig.

Como funciona uma máquina de corrente contínua?

O princípio básico de funcionamento do motor CC é o seguinte: “Sempre que um condutor conduzindo uma corrente elétrica (em vermelho) é colocado em um campo magnético (em azul), este condutor experimenta uma força mecânica (em verde)”, gerando o torque e o giro do eixo do motor.

Como são classificados os geradores de corrente contínua conforme sua excitação?

As máquinas de corrente contínua podem funcionar como motores, convertendo energia elétrica em energia mecânica, ou como geradores, convertendo energia mecânica em energia elétrica. Os geradores de corrente contínua são classificados quanto à sua excitação, por exemplo, o auto-excitado Shunt.

Qual é a diferença entre um motor CC de excitação independente e um em derivação?

1. Motor com excitação em separado: o campo é excitado por uma fonte independente da armadura. 2. Motor derivação: onde o campo é conectado em paralelo com a armadura e excitado pela mesma fonte.

Quais são as vantagens das máquinas de corrente contínua?

  • A conjugação de diferentes enrolamentos série e paralelo e as consequentes diferenças de características que daí resultam constituíam, no passado, uma das grandes vantagens das máquinas de corrente contínua face às máquinas de corrente alternada.

Quais são os símbolos da máquina de corrente contínua?

  • Figura 1.1 Símbolos usados para representar a máquina de corrente contínua. A máquina é constituída por dois enrolamentos essenciais: O enrolamento de excitação “f” que se destina a criar um campo de indução magnética intenso, e o enrolamento do induzido “a” onde a energia eléctrica é convertida em energia mecânica e vice-versa.

Qual a estrutura de um motor de corrente contínua?

  • O motor CC possui diversas partes que são essenciais para o seu funcionamento. Abaixo temos uma imagem que apresenta a estrutura interna de um motor de corrente contínua. Estrutura de um motor de corrente contínua.

Quais são os motores de corrente?

  • MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA: CARACTERÍSTICAS EXTERNAS LIGAÇÃO DE CAMPO INDEPENDENTEÆFONTES INDEPENDENTESP/ ALIMENTAÇÃO DE ARMADURA E CAMPO ÆFONTES INDIVIDUALMENTE CONTROLADAS / AJUSTADAS

Postagens relacionadas: