Em qual parte do sistema urinário o sangue é filtrado?
Índice

Em qual parte do sistema urinário o sangue é filtrado?
Em humanos, o sistema urinário é formado por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga e pela uretra. Os rins são os órgãos responsáveis pela filtração do sangue.
Como acontece a filtração do sangue?
Dentro da cápsula renal, o sangue sofre uma forte pressão, que ocasiona a saída do chamado filtrado glomerular (ou urina inicial), líquido semelhante em composição ao plasma sanguíneo. Esse processo é denominado filtração. O filtrado é formado principalmente de água, ureia, glicose, sais e aminoácidos.
Onde ocorre a secreção da urina?
Além da reabsorção, ocorre a secreção no túbulo renal, que é um processo oposto ao da reabsorção. Na secreção, as substâncias presentes nos capilares são lançadas no interior do túbulo renal, o que garante a sua eliminação pela urina.
Como funciona o sistema urinário?
- O sistema urinário é um conjunto de órgãos responsável pela filtração do sangue. Entre suas funções estão o controle da quantidade de líquidos no organismo (equilíbrio O sistema urinário é um conjunto de órgãos responsável...
Qual é o órgão do Sistema urinário?
- O sistema urinário é responsável principalmente por controlar a concentração de substâncias tóxicas no nosso corpo. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos Qual das alternativas abaixo contém apenas órgãos do sistema urinário? Rim, ureter, útero e bexiga. Rim, ureter, bexiga e intestino delgado. Rim, fígado, bexiga e uretra.
Qual o órgão responsável pela filtração do sangue?
- Os rins são os órgãos responsáveis pela filtração do sangue. Eles se situam na região dorsal do corpo e possuem uma forma similar a de um grão de feijão (mas, é claro, em tamanho bem maior).
Qual a melhor alternativa para o sistema urinário?
- Alternativa “c”. No túbulo renal, substâncias úteis para o corpo e a água são reabsorvidas e devolvidas ao sangue. Alternativa “b”. O sistema urinário tem por função principal retirar a ureia e outros produtos resultantes do metabolismo celular (catabólitos), além de retirar substâncias que estão em excesso em nosso organismo.