Quais as enzimas participam da fosforilação?
Índice
- Quais as enzimas participam da fosforilação?
- Como ocorre o transporte de elétrons na cadeia respiratória?
- Como ocorre a fosforilação oxidativa nas bactérias?
- Por que o gás oxigênio participe da fosforilação oxidativa?
- Quais são os elétrons da mitocôndria?
- Como funciona a membrana interna da mitocôndria?
- Qual a importância do fosfato na fermentação celular?

Quais as enzimas participam da fosforilação?
A fosforilação é realizada através da ação de enzimas conhecidas como fosfotransferases ou cinases. A fosforilação é um processo fundamental na regulação da atividade proteica e há muito tempo é apreciada como um mecanismo essencial para o controle da função celular.
Como ocorre o transporte de elétrons na cadeia respiratória?
Na cadeia respiratória, quatro grandes complexos proteicos inseridos na membrana interna da mitocôndria realizam o transporte dos elétrons de NADH e de FADH2 (formados na glicólise e no ciclo de Krebs) ao gás oxigênio, reduzindo-os a NAD+ e FAD, respectivamente.
Como ocorre a fosforilação oxidativa nas bactérias?
A fosforilação oxidativa é uma das vias metabólicas da respiração celular. Nessa etapa, que ocorre na membrana interna das mitocôndrias de células eucarióticas e na membrana plasmática de células procarióticas, há a maior produção de ATP a partir de moléculas de adenosina difosfato (ADP).
Por que o gás oxigênio participe da fosforilação oxidativa?
- Embora o gás oxigênio só participe da fosforilação oxidativa, na sua ausência também não acontece o ciclo de Krebs, razão pela qual dizemos que essas são etapas aeróbicas da respiração celular, enquanto a glicólise é uma etapa anaeróbica.
Quais são os elétrons da mitocôndria?
- Os elétrons assim liberados - e também aqueles provenientes da glicólise - passam por uma série de proteínas transportadoras (citocromos e quinonas) presentes nas membranas internas da mitocôndria.
Como funciona a membrana interna da mitocôndria?
- Como a membrana interna da mitocôndria é impermeável a protões, estes só podem voltar à matriz e desfazer o gradiente através de sítios específicos da membrana interna. O transporte de protões através desta é feita pelos complexos I, III e IV.
Qual a importância do fosfato na fermentação celular?
- A interna possui permeabilidade seletiva e a externa é permeável. Em 1906 o bioquímico inglês Arthur Harden iniciou os estudos sobre o processo de fosforilação. Nessa época, o fosfato tinha grande importância na fermentação celular.