Em que parte da Península Itálica o latim era falado quando ainda não passava de um dialeto?
Índice
- Em que parte da Península Itálica o latim era falado quando ainda não passava de um dialeto?
- O que era o latim vulgar E o que surgiu a partir dele?
- Que fatores levaram o latim a Transformar-se em diversas línguas?
- Qual idioma os romanos falavam?
- O que era o latim vulgar?
- Qual a diferença entre o latim vulgar e o clássico?
- Qual a geografia da península Itálica?
- Quais são os rios mais longos da península Itálica?
- Qual era a maior língua do Sul da Itália?
- Quando os muçulmanos chegaram ao sul da Península?

Em que parte da Península Itálica o latim era falado quando ainda não passava de um dialeto?
Em tempos muito afastados, o Latim era um simples dialeto (língua rude e de pouca importância) falado no Lácio, distrito à margem do Tibre, na Península Itálica.
O que era o latim vulgar E o que surgiu a partir dele?
O ponto de partida das línguas românicas foi o latim vulgar, falado no dia-a-dia. Era uma língua com finalidades práticas e imediatas, ao contrário do latim clássico, de escritores como Cícero e Virgílio. Nas regiões que o Império Romano conquistou, o latim vulgar ganhou novos sotaques, como o português.
Que fatores levaram o latim a Transformar-se em diversas línguas?
A origem da língua portuguesa está ligada ao latim – língua falada pelo povo romano, que se situava no pequeno estado da Península Itálica, o Lácio. A transformação do latim em língua portuguesa se deu por conseqüência de conflitos e transformações político-histórico-geográficas desse povo.
Qual idioma os romanos falavam?
O latim O latim era a língua falada na região do Lácio (chamado de latium, daí o seu nome), centrada na cidade de Roma. Ele deriva do etrusco, mas sofreu influências também do grego, e faz parte da família das línguas indo-europeias.
O que era o latim vulgar?
O latim vulgar era somente falado. Era a língua do cotidiano usada pelo povo analfabeto da região central da atual Itália e das províncias: soldados, marinheiros, artífices, agricultores, barbeiros, escravos, etc. Era a língua coloquial, viva, sujeita a alterações frequentes. Apresentava diversas variações.
Qual a diferença entre o latim vulgar e o clássico?
O Latim Popular – Vulgar não se apegava a regras gramaticais e era utilizado pelo povo e, principalmente, pelos soldados romanos. Já o Latim Clássico era uma língua erudita e estava presente entre as pessoas letradas.
Qual a geografia da península Itálica?
- A geografia da Península Itálica é marcada por planícies, mares, montanhas, lagos e rios. Também estão nessa região as duas maiores ilhas do Mar Mediterrâneo: Sicília e Sardenha. A maioria do território é composta por montanhas. Somente 23,2% é plana. Existe também uma marcante porção vulcânica.
Quais são os rios mais longos da península Itálica?
- Menos íngremes são os Apeninos, que surgiram durante o período geológico denominado Oligoceno. A presença de cadeias de montanhas faz com que a Península Itálica tenha rios mais curtos. O rio mais longo é o Pó, que tem 652 quilômetros e deságua no Mar Adriático.
Qual era a maior língua do Sul da Itália?
- A maior língua do sul da Itália, exceto o grego falado nas colônias gregas, era o mesápico, conhecido devido a umas 260 inscrições que datam dos séculos VI e V a.C..
Quando os muçulmanos chegaram ao sul da Península?
- Nos séculos seguintes, os muçulmanos foram alargando as suas conquistas na península, assenhoreando-se do território designado em língua árabe como al-Andalus, que governaram por quase oitocentos anos. No sul, sob domínio árabe, as comunidades hispânicas que conviviam com as comunidades judaica e árabe falavam moçárabe.