Como detectar câncer na bexiga?
Índice
- Como detectar câncer na bexiga?
- Que tecido epitelial está presente na bexiga e vias urinárias?
- Como é o canal urinário feminino?
- Qual o exame que detecta câncer na bexiga?
- Qual a parede posterior da bexiga?
- Qual a localização da bexiga?
- Quais são os três orifícios da bexiga?
- Qual a diferença entre a bexiga e o recto?

Como detectar câncer na bexiga?
Sintomas de câncer de bexiga
- Sangue na urina, que muitas vezes só é identificado durante a análise da urina em laboratório;
- Sensação de dor ou queimação ao urinar;
- Dor na região inferior da barriga;
- Aumento da necessidade de urinar;
- Vontade repentina para urinar;
- Incontinência urinária;
- Fadiga;
- Falta de apetite;
Que tecido epitelial está presente na bexiga e vias urinárias?
O epitélio de transição - que reveste a bexiga urinária, o ureter e a parte superior da uretra - é um epitélio estratificado cuja camada mais superficial é formada por células globosas.
Como é o canal urinário feminino?
O canal da uretra no sistema urinário feminino, que estende-se da bexiga ao orifício externo no vestíbulo, é bem menor que o masculino, medindo aproximadamente 5 cm. Essa característica da anatomia feminina, canal da uretra curto, facilita a ocorrência de infecções urinárias nas mulheres.
Qual o exame que detecta câncer na bexiga?
Os principais exames utilizados para o diagnóstico do câncer de bexiga são: Exame de urina. É um exame simples para verificar a presença de sangue e outras substâncias em uma amostra de urina. Citologia da urina.
Qual a parede posterior da bexiga?
- A sua parede posterior, na mulher, está em relação com o útero, e, no homem, com o intestino reto. A face superior e posterior da bexiga está recoberta pelo peritônio, que, passando para trás, torna a subir sobre o reto, formando entre este e a bexiga um bolso, chamado cavo reto-vesical ou cavo de Douglas.
Qual a localização da bexiga?
- Localização. A bexiga encontra-se inferiormente ao peritônio, assentando no assoalho pélvico. Nas mulheres, a sua superfície inferior assenta na sínfise púbica e a parede posterior está em contacto com a vagina e o útero.
Quais são os três orifícios da bexiga?
- No interior da bexiga notam-se três orifícios: dois situados em cima e posteriormente, são o ponto de chegada dos dois ureteres; o terceiro é o orifício da uretra. Os três furos determinam um triângulo que é chamado trígono vesical.
Qual a diferença entre a bexiga e o recto?
- Nos homens, o recesso peritoneal entre a bexiga e o recto chama-se fundo de saco rectovesical. A bexiga tem quatro superfícies anatômicas: superior, inferior, inferolateral direita e inferolateral esquerda. Para além disso, pode ainda ser dividida em quatro partes: